O 8º Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) vai ser palco do lançamento de um documentário que mergulha na história de um dos crimes mais marcantes do Espírito Santo. “Maria Nilce e o Crime da Turma do Tambor” retrata o assassinato da colunista social e empresária Maria Nilce Magalhães, em 5 de julho de 1989, em Vitória. A estreia acontece em 02 de agosto, às 19h, na quadra poliesportiva no centro da cidade de Santa Teresa.
Vítima de um crime de repercussão nacional, Maria Nilce Magalhães, foi uma empresária, advogada, jornalista e radialista capixaba, reconhecida por sua coluna sem filtros. Fundadora do periódico O JORNAL, atuava em defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão no estado e enfrentou censura e perseguições durante o regime militar, chegando a ser presa por denunciar casos de corrupção.
Em sua carreira, Maria Nilce renovou o cenário social capixaba e acumulou inimizades perigosas. A jornalista foi executada com três tiros, enquanto chegava junto com a filha em uma academia na Praia do Canto, em 1989. Na época, apesar da repercussão, a investigação sofreu com tumultos, imprensa machista e uma sociedade que condenou a vítima.
O documentário — produzido, roteirizado e fotografado por Lucas Bonini — traz um olhar crítico sobre o caso e seus desdobramentos, destacando também a trajetória da jornalista. A obra foi criada com a ajuda de uma grande equipe, composta por Juca Magalhães, na pesquisa e roteiro; Júlio Cesar, na produção, pesquisa e edição; Bruno Zorzal e José Francisco Tapajós, na fotografia adicional; e Pedro Henrique Magalhães, responsável pelo som direto, digitalização de material analógico e finalização sonora.
O lançamento, em 02 de agosto, integra a programação do 8º Festival de Cinema de Santa Teresa e contará com a presença de cineastas e jornalistas. O evento é aberto para o público interessado.
Serviço:
Lançamento “Maria Nilce e o Crime da Turma do Tambor”:
Data: 02 de agosto
Horário: 19 horas
Local: 8º Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) – quadra poliesportiva no centro de Santa Teresa.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.