Atualizado em 18/07/2025 – 12:03
O 32º Festival de Cinema de Vitória recebe, no dia 23 de julho, às 16h, a estreia do documentário Mercúrio Cromo – A Vida e A Obra de Aprígio Lyrio, em Sessão Especial na Sala Cariê Lindenberg, localizada no 2º andar do Sesc Glória. O filme, dirigido por Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, apresenta a trajetória artística e pessoal de Aprígio Lyrio, músico natural de Vitória e figura da cena contracultural capixaba dos anos 1970.
Lyrio integrou uma geração de artistas que inclui nomes como Ester Mazzi, Afonso Abreu e a banda Os Mamíferos, marcada pela efervescência criativa e por movimentos de contestação cultural no Espírito Santo. O documentário busca reconstituir sua vida por meio de uma linguagem híbrida, que mistura ficção e documentário com elementos teatrais e simbólicos.
“Somos apaixonados pela figura do Aprígio Lyrio — um artista talentoso, controverso, um ícone queer que enfrentou com coragem e irreverência a tradicional família capixaba. A ideia surgiu do nosso desejo de resgatar e dar visibilidade a personalidades LGBTQIAP+ que marcaram a cena cultural do Espírito Santo, mas que acabaram esquecidas com o tempo”, disse Rodrigo Linhales.
A produção exigiu ampla pesquisa histórica e um trabalho detalhado de caracterização, com destaque para o desafio de retratar Aprígio em diferentes fases da vida. Para isso, foram escalados três atores, entre eles o cantor Juliano Gauche, que interpreta o artista na fase adulta.
Para interpretar Aprígio Lyrio, Tati Rabelo e Rodrigo Linhales precisavam de alguém que estivesse pronto para encarar as características do artista. Assim, a escolha do também cantor Juliano Gauche foi primordial.
“O Aprígio levava uma vida bastante desregrada, e isso aparece no filme em várias cenas. O Juliano, na entrega intensa ao personagem, fumou muitos cigarros de verdade durante as gravações. Teve um momento em que ele passou mal, a pressão caiu, e ele quase desmaiou. Foi um susto! Mas ele se recuperou rapidamente e seguimos com as filmagens. Foi uma situação inusitada, mas também um exemplo do quanto ele se entregou ao papel”, explicou o diretor Rodrigo Linhales.
O Festival de Cinema de Vitória será realizado entre os dias 19 e 24 de julho. O evento conta com patrocínio da Petrobras, além do apoio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A organização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
A exibição de Mercúrio Cromo no festival marca a primeira apresentação pública do filme. Os realizadores destacam o significado de estrear no evento, com o qual têm relação desde o início da carreira. Segundo eles, a sessão promete ser um momento de forte expectativa e envolvimento com o público.
Serviço
32ª edição do Festival de Cinema de Vitória
Data: 19 e 24 de julho
Horário: acesse a programação
Ingresso: https://festivaldevitoria.com.br/32fv/ingressos/

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.