Atualizado em 17/07/2025 – 16:47
Nesta quarta-feira (16), a empresa EDP renovou por mais 30 anos, com fim em 2055, o contrato de concessão de distribuição de energia para os 70 municípios onde atua no Espírito Santo, o equivalente a 90% da energia do estado. A assinatura aconteceu em uma cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador Renato Casagrande e do CEO da EDP na América do Sul, João Brito Martins.
Com o contrato, a empresa se torna a primeira do país a ter sua concessão renovada seguindo o novo modelo de avaliação criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A EDP também anunciou o investimento de cerca de R$5 bilhões no Espírito Santo até 2030. O valor representa um crescimento de 40% em relação aos investimentos realizados entre 2019 e 2024 no estado.
Esse investimento será aplicado na melhoria dos processos de atendimento ao cliente, em mais digitalização e automação da rede, e no reforço à resiliência das redes de distribuição de energia, ação necessária, de acordo com a empresa, no contexto das alterações climáticas.
João Brito Martins, CEO da EDP na América do Sul, ressaltou a importância da renovação da concessão e relembrou a trajetória da empresa no estado, destacando, além dos feitos na distribuição de energia, os investimentos na educação, no esporte e na cultura do estado.
“Daqui pra frente, além de continuar a trabalhar para o desenvolvimento econômico e social do estado, impactando positivamente a vida dos nossos clientes, os nossos esforços serão estrategicamente direcionados para tornar as nossas redes mais inteligentes, digitalizadas e automatizadas, bem como para assegurar mais confiabilidade e qualidade no serviço prestado à sociedade”, explica o executivo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.