Atualizado em 14/07/2025 – 15:18
A Sessão Especial Longas Capixabas vai exibir quatro produções da safra recente de longa-metragens produzidos no Espírito Santo, como parte da programação do 32º Festival de Cinema de Vitória. A programação começa no próximo sábado (19) com a edição da primeira das quatro obras. Todas as sessões acontecem às 14h, na Sala Cariê Lindenberg, no 2º andar do Sesc Glória, e contam com debate com os realizadores e equipe envolvida no filme exibido.
Os quatro filmes, escolhidos especialmente para a mostra, não fazem parte da competição do festival. A programação começa com a exibição de Margeado, longa-metragem de Diego Zon, no sábado (19). Estrelado pela homenageada capixaba Verônica Gomes e por nomes como Antônio Pitanga, Danilo Andrade, Suely Bispo e Juliano Gauche, o filme traz a história de moradores de uma vila pesqueira que enfrentam um futuro incerto após o rompimento da barragem.
Na próxima segunda-feira (21), será exibido Prédio Vazio, novo filme do diretor Rodrigo Aragão, uma das grandes referências do cinema de terror no Brasil. Na obra, a jovem Luna parte em busca da mãe, que desapareceu no último dia de carnaval em Guarapari. Ela encontra um antigo edifício que parece vazio, mas que na verdade é habitado por almas atormentadas.
No dia seguinte, 22 de julho, o público confere o longa-metragem Game Girls, de Saskia Sá. O filme fala sobre Mega, uma transhumana que existe em um multiverso híbrido de animação 3D e ambientes simulados de jogos eletrônicos, e fica intrigada com os depoimentos de inúmeras mulheres da indústria de games.
A mostra se encerra na quinta-feira (24), com a exibição de Meu Pai e Eu, filme de Thiago Moulin. Na obra, um documentário autobiográfico, o personagem, após 10 anos da morte do pai, abre a mala com diários e registros de uma vida inteira. O filme apresenta a jornada do diretor para quebrar, por meio de sua própria história, os ciclos de ressentimento que sempre atravessaram gerações em sua família.
Após cada sessão, haverá um debate com os diretores e as equipes envolvidas em cada uma das obras. O 32° Festival de Cinema de Vitória tem realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA, e conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço
Longas
- Margeado, de Diego Zon – Sábado, 19 de julho
- Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão – Segunda-feira, 21 de julho
- Game Girls, Saskia Sá – Terça-feira, 22 de julho
- Meu Pai e Eu, Thiago Moulin – Quinta-feira, 24 de julho
Local: Sala Cariê Lindenberg, no 2º andar do Sesc Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Horário: 14 horas – Após cada sessão, haverá bate-papo com diretor e equipe do filme do dia

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.