Atualizado em 14/07/2025 – 13:57
Os primeiros 11 Pinguins-de-Magalhães chegaram ao litoral do Espírito Santo no último final de semana, entre sexta-feira (11) e domingo (13), para a migração de inverno que já é habitual da espécie. Entretanto, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram/ES), todos estavam muito debilitados e apresentando reduzidas chances de sobrevivência. O VIXFeed preparou um guia sobre o que fazer ao encontrar um desses animais em uma praia.
Quatro pinguins chegaram a Regência/Comboios (Linhares); um a Serra; um a Vila Velha; um a Guarapari; um a Anchieta; um a Itapemirim; e um a Marataízes.
Essas aves migratórias são provenientes da Patagônia argentina e essa migração ocorre naturalmente em águas brasileiras. Mas de acordo com o Ipram/ES, alguns animais podem não encontrar alimentos suficientes para fazer todo o trajeto e podem emagrecer, ficar com frio e encalhar nas praias.
“Um pinguim saudável jamais estaria na areia capotando sobre as ondas. Isso é chamado de ‘encalhe'”, divulgou o Ipram/ES em suas redes sociais.
Como ajudar
De acordo com o Instituto, quem avistar um animal nestas condições em alguma praia do Espírito Santo, deve chamar ajuda:
- Ligue 27 99970-2576 se encontrar um pinguim dos municípios de Serra, Fundão, Aracruz e Conceição da Barra;
- Em outros municípios do Espírito Santo, ligue para 0800 991 4800;
- Tome cuidado ao se aproximar deste animais por causa da gripe aviária. Os profissionais que irão resgatá-los estarão devidamente paramentados;
- Caso queira ajudar o animal por causa do frio, com cuidado, coloque uma toalha seca sobre ele para que se mantenha aquecido até o resgate chegar. O ideal também é fazê-lo entrar em um buraco na areia seca para protegê-lo dos ventos.
Três instituições são responsáveis pelos resgates no Espírito Santo: o Projeto Tamar em São Mateus, Linhares e Grande Vitória; o Ipram/ES em Conceição da Barra, Aracruz, Fundão e Serra; e o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar) em todo o litoral sul, de Guarapari a Presidente Kennedy.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.