Atualizado em 20/05/2025 – 07:26
O projeto Som na Sexta apresenta uma edição especial no próximo dia 23 de maio, às 18h, com um recital inédito de guitarra solo semi-acústica. O convidado da vez é o músico Potiguara Menezes, que levará para a apresentação no Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha, Vitória, o espetáculo “Solilóquio”, com entrada gratuita.
No show, o instrumentista, compositor, arranjador e professor universitário Potiguara Menezes performará composições próprias e releituras de obras de artistas como Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Djalma de Andrade (Bola Sete), Jacob do Bandolim e Carla Bley.
Com formação em composição pela USP e pós-graduação em musicologia, Potiguara comemora 30 anos de carreira em 2025. Ele já se apresentou no Brasil e no exterior, incluindo Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul, e integrou por duas décadas a banda de forró Bicho de Pé, com a qual colaborou com artistas como Dominguinhos, Fagner e Zeca Baleiro. O músico é integrante do grupo “Seis com Casca”, com quem gravou álbuns instrumentais e realizou projetos com Leila Pinheiro e Lívia Nestrovski.
No Espírito Santo, Potiguara participou de projetos como o “Songbook Carlos Papel”, o álbum “Aquarianismo” (2019-2025), e os concertos autorais de “Solilóquio” (2023). Também foi professor no Festival de Música de Domingos Martins e atua como jurado em concursos de carnaval.
Inspirado por reflexões surgidas durante o isolamento social da pandemia, Potiguara afirma ter “despertado o olhar para si mesmo”, para as possibilidades de seu instrumento e para a exploração de novas tecnologias. Portanto, essa apresentação do Som na Sexta terá o tom de diálogo interno composto de reflexões.
Som na Sexta
O projeto Som na Sexta – IMA Musical surgiu a partir da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o propósito de promover encontros musicais informais em sextas-feiras selecionadas ao longo do ano.
A cada edição, um ou mais artistas são convidados a apresentar um repertório breve, que pode incluir obras de compositores capixabas, brasileiros ou internacionais, criando uma experiência musical diversificada e acessível.
A iniciativa busca proporcionar um espaço acolhedor e descontraído para que estudantes e profissionais da música no Espírito Santo possam se apresentar, incentivando a aproximação entre a arte e o público. Os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa, com curadoria do violoncelista Daniel Enache.
Serviço
Som na Sexta
O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A 11ª edição é dedicada ao solo de guitarra interpretado pelo instrumentista, compositor, arranjador e professor universitário Potiguara Menezes durante o show “Solilóquio”.
Quando: 23/05/2025
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)
Entrada Gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.