Atualizado em 18/01/2025 – 20:25
Caldo de cana, limão e cachaça em uma lata de 355 ml. Essa é a receita do drink que nasceu à beira-mar em Vila Velha e virou uma sensação neste verão. A Xá de Cana já é um sucesso no mercado de bebidas de Minas Gerais por unir o sabor dos ingredientes nacionais com a praticidade dos drinks prontos. Com isso, a bebida caiu no gosto de quem busca algo diferente para curtir os dias quentes, combinando também com o clima praiano.
Para a empresária e fundadora da Xá de Cana, Sthella Lima, o grande diferencial da bebida está no uso de caldo de cana natural em seus produtos, um diferencial que a torna única no mercado nacional.
“Devido à complexidade em trabalhar com a cana de açúcar, a Xá de Cana é o primeiro drink pronto com esse produto no Brasil.”
Sthella Lima
Empresária e fundadora do Xá de Cana
Apesar da ideia ter surgido nas praias de Vila Velha, a bebida que mistura caldo de cana natural e cachaça de alambique é fabricada em Minas Gerais, com pontos de distribuição em Ipatinga (MG), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), e claro, Vitória (ES) e Vila Velha (ES).
Já para quem não mora nesses estados e quer experimentar do drink do verão, há também a possibilidade de comprar no site da marca.
O início do sonho
“Tudo começou com uma bicicleta e um sonho”, lembra a empresária mineira Sthella Lima, que morou por quatro anos no Espírito Santo. Ela conta que a inspiração para a Xá de Cana surgiu nas praias de Vila Velha, ao notar uma demanda recente por opções de bebidas práticas e seguras, principalmente após a pandemia.
“Na praia eu queria beber uma coisinha e não tinha muitas opções de bebidas fechadas. Havíamos acabado de voltar da pandemia, então as pessoas estavam preocupadas com a situação de segurança alimentar, para não ter nenhum tipo de contaminação. Então pensei: por que não criar uma?”, disse a fundadora da Xá de Cana.
Buscando saber mais sobre o preparo das caipirinhas, Sthella recebeu a dica de tentar a mistura de caldo de cana, cachaça e limão, que entre os amigos e familiares dela já era um sucesso. “Quando fiz na minha casa e apresentei para os meus amigos e parentes, todos adoraram. Acabou que virou a bebida da casa”, conta.
Mas o modelo de negócio ainda não era o que a empresária idealizava. Por isso, ela decidiu em investir na fabricação industrializada, o que levou o drink, que já fazia sucesso nas praias capixabas, também conquistar o coração dos mineiros, paulistas, entre outros.
“O importante é ter força de vontade e, principalmente, ir com medo mesmo. Para mim, é impossível arriscar em um novo negócio sem medo, pois o medo faz parte da coragem, e acreditar no meu projeto foi meu combustível para seguir em frente independente do medo de arriscar”, afirmou a fundadora da Xá de Cana.
Destaques
Com menos de 3 meses de vida, a “Xá” ganhou o ranking dos drinks prontos de Belo Horizonte com o primeiro lugar, de acordo o Jornal O Tempo e, em seguida, foi um dos produtos de destaque da Expocachaça em 2024.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.