Atualizado em 13/01/2025 – 15:13
Um homem foi flagrado pendurado em fios que passam próximo ao cruzamento das avenidas Leitão da Silva e Neves Armond, no bairro Bento Ferreira, em Vitória, na tarde desse domingo (12). No vídeo, feito por um morador que preferiu não se identificar e enviado ao VIXFeed, é possível ver o indivíduo cortando um dos cabos de telefone que são feitos de cobre. Em 2024, quase 2 mil furtos deste mesmo tipo foram registrados no Espírito Santo.
Nas imagens é possível ver que o homem não utiliza nenhum artifício para sua própria segurança ao se pendurar nos fios. O cobre, material que compõe os cabos, tem valor comercial em locais de venda de sucatas e acaba sendo alvo comum de furtos.
O engenheiro elétrico Jordanio Krohling destacou os riscos envolvidos nessa prática: “O risco de choque é menor nesses cabos de telefone, já que eles costumam passar abaixo dos cabos de energia elétrica. Em alguns casos, pode haver ‘gambiarras’ onde os fios estão próximos, aumentando o risco. No entanto, há sempre o perigo de quedas”, explicou.
Números
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que, no ano de 2024, foram registrados 1.984 ocorrência de roubo de fios e cabos de cobre, retirados de postes de luz, telefonia, entre outros. O material é vendido ilegalmente como reciclável. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o aumento de casos, que geram transtornos frequentes a população.
“Infelizmente, este é um problema recorrente, que gera um impacto social enorme. Quando um fio é cortado, às vezes as pessoas não têm dimensão, mas é um sinal que para de funcionar, é um hospital que deixa de receber energia, é uma escola que para, é a internet, de todos nós, que para em algum momento”, afirmou Damasceno.
Denúncias
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.