Atualizado em 11/02/2025 – 15:36
Uma mulher de 33 anos foi presa na Serra, na Grande Vitória, sob suspeita de invadir um shopping em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, e provocar um incêndio em uma loja no dia 4 de fevereiro. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (10). A suspeita, usando um galão de gasolina, ateou fogo ao local colocando em risco a vida de diversas pessoas que estavam no interior do estabelecimento.
Três pessoas ficaram feridas, incluindo um idoso de 78 anos que continua em estado grave. De acordo com as investigações, todo o crime foi premeditado.
Testemunhas afirmaram que, ao perceberem as intenções da mulher, pediram que ela aguardasse a saída das pessoas da loja antes de iniciar o incêndio. No entanto, ela ignorou os apelos e ateou fogo ao local. O incêndio se alastrou rapidamente, atingindo também aproximadamente dez lojas vizinhas e causando danos estruturais significativos no segundo andar do shopping, que precisou ser interditado para perícias e reparos.
Motivação
A investigação apontou, ainda, que o crime teria sido motivado por uma suposta desavença pessoal entre a mulher e a proprietária da loja alvo do incêndio. Segundo a suspeita, o conflito estaria relacionado a uma relação extraconjugal envolvendo o próprio marido e a dona do estabelecimento.
A proprietária da loja, no entanto, negou para a polícia qualquer envolvimento afetivo com o homem. Registros policiais indicam que a suspeita já havia ameaçado a vítima em dezembro de 2023, afirmando que “iria tirar fogo no estabelecimento comercial” e perseguir a mulher “onde quer que ela estivesse”.
Em janeiro de 2024, houve um novo conflito entre as duas em outro estabelecimento comercial, o que reforçou a tensão entre elas.
Prisão no ES
A prisão da suspeita ocorreu no dia 10 de fevereiro, após uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a 134ª Delegacia Policial de Campos dos Goytacazes. Ela foi localizada no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, e conduzida à delegacia.

A mulher responde por crimes de incêndio com causa de aumento, por ter ocorrido em local aberto ao público, e tentativa de homicídio com dolo eventual, já que assumiu o risco de causar mortes ao atear fogo em um ambiente com pessoas presentes.
Além das vítimas diretas do incêndio, diversos comerciantes foram afetados pelos danos materiais causados pelo fogo. O segundo andar do shopping, onde ocorreu o incidente, permaneceu interditado por vários dias, com lojas parcial ou totalmente destruídas. A perícia e as avaliações das seguradoras estão em andamento para determinar os prejuízos totais e liberar a reabertura completa do local.
A suspeita vai responder por tentativa de homicídio com dolo eventual, por ela ter assumido o risco de produzir o resultado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.