Atualizado em 09/01/2025 – 19:15
Trezentas e trinta e três pessoas estão fora de suas casas por causa das fortes chuvas que têm atingido o Espírito Santo nesta semana. O balanço foi divulgado no final da manhã desta quinta-feira (9) pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e esse número deve aumentar ao longo do dia porque as informações ainda estão sendo levantadas.
O município mais afetado nesse sentido continua sendo Rio Bananal, no Norte do Estado. Lá, 225 pessoas precisaram deixar as residências, sendo 200 desalojadas (estão nas casas de parentes ou amigos) e 25 desabrigadas (que precisaram ser acolhidas em algum abrigo no município).
Além de Rio Bananal, 29 pessoas estão fora de casa em Mimoso do Sul, 23 em Aracruz, 20 em Jaguaré, 12 em Iúna, duas em Barra de São Francisco, quatro em Venda Nova do Imigrante, cinco em São Domingos do Norte, nove em João Neiva e quatro em Santa Teresa. Esse número continuará a ser atualizado.
De acordo com o último boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o município de Serra foi onde mais choveu nas últimas 24 horas: 123,07 mm, seguido de Ibitirama (109,2 mm), Santa Maria de Jetibá (93,71 mm), Itarana (87,4 mm) e Castelo (80,44 mm).
Confira a lista completa:
Previsão
O Espírito Santo continua sob alerta de perigo por causa das chuvas. A previsão, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, é de que continue chovendo nesta quinta-feira (9) sobretudo nas regiões Norte, Grande Vitória e Serrana.
A tendência é que o tempo melhore no Sul, entretanto, como o solo está bem encharcado em vários municípios, é importante que os moradores continuem atentos.

Deslizamentos e inundações
No alerta vigente do último boletim da Defesa Civil, há risco de deslizamentos de terra nos municípios de Serra, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Laranja da Terra, Castelo, Água Doce do Norte, Vila Velha, Rio Bananal, Vitória, Anchieta, Irupi, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Iúna, Ibatiba, Brejetuba, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Afonso Cláudio, Ibitirama, Conceição do Castelo, Santa Leopoldina, Itarana, Santa Teresa, Viana, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins e Vargem Alta.
Há risco alto de alagamento em Linhares, por causa do nível do Rio Doce que atingiu a cota de inundação, e moderado em Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra e Governador Lindenberg.
A chefe do Departamento de Prevenção e Recuperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES), major Lorena Rezende, explicou que as pessoas residentes em áreas de risco devem ficar atentas.
“Pedimos que tenham atenção e busquem se salvar se perceberem que a situação pode ficar grave. Busquem autoproteção, vão para casas de parentes, abrigos, deixem suas casas se for preciso. Procurem a Defesa Civil de seus municípios. Guardem itens importantes todos juntos, como documentos, para um caso de evacuação rápida. Pessoas residentes em encostas deve estar atentas a barulhos diferentes, rachaduras no solo, na casa, portas empenando, movimentações de postes e árvores. Evitem áreas de alagamentos, evitem cruzar corredeiras, pois elas são suficientes para levar uma pessoa, até mesmo carros”, alertou.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.