Atualizado em 25/11/2024 – 17:21
A ONU divulgou um relatório alarmante: a cada dia, 140 mulheres são vítimas de feminicídio em todo o mundo. Esse tipo de crime, cometido principalmente por parceiros íntimos ou membros da família, afeta mulheres em todas as regiões, sendo mais prevalente na África, Américas e Oceania.
Impacto Global do Feminicídio
O relatório revela que em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente, sendo 60% desses homicídios perpetrados por pessoas próximas. Esses números representam uma mulher assassinada a cada dez minutos, evidenciando a gravidade desse problema em escala mundial.
Regionalização dos Dados
O continente africano lidera as estatísticas de feminicídio por parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e Oceania. Na Europa e Américas, a maioria das vítimas em ambiente doméstico foram mortas por parceiros íntimos, enquanto em outras regiões os agressores foram membros da família.
Alerta e Necessidade de Intervenção
O relatório destaca que o feminicídio é uma forma extrema de violência de gênero que afeta mulheres em todo o mundo. Além dos assassinatos por parceiros íntimos, existem outras formas de feminicídio, representando 5% de todos os homicídios contra mulheres em 2023. É urgente a implementação de intervenções eficazes para prevenir essas tragédias evitáveis.
Mais detalhes em: agênciaBrasil
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.