Atualizado em 25/04/2025 – 15:33
Milhares de fiéis católicos e devotos de Nossa Senhora da Penha se preparam para avançar por ruas, pontes e avenidas em diversas romarias, repletas de emoção, pedidos e agradecimentos nos próximos dias. A fé na Mãe das Alegrias se renova em mais uma edição da Festa da Penha, com caminhadas que vão reunir homens, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, ciclistas, motoqueiros, remadores, conguistas e todos aqueles que creem padroeira do Espírito Santo.
No sábado (26), o sétimo dia do Oitavário começa às 8h com a Romaria das Pessoas com Deficiência, que tem saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde será celebrada a Missa. Neste mesmo horário acontece a Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus, no Campinho do Convento.
A manhã avança e às 10h acontece a Romaria dos Adolescentes com saída do Parque da Prainha, seguida por Missa no Campinho do Convento. Às 16h, tem a Romaria da Diocese de Cachoeiro, no Campinho.
A Romaria dos Homens – ou das Famílias – por sua vez, começa às 18h, com Missa de Envio na Catedral de Vitória e encerramento por volta de 23h com Missa no Parque da Prainha.
A romaria sairá da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco e passando embaixo do Viaduto Caramuru. A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, pela Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo (rua do Hospital Santa Casa de Misericórdia). Depois, os romeiros irão cortar a Vila Rubim ao passarem pela Avenida Duarte Lemos (rua da antiga Loja Giacomin) até a Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha. Já em Vila Velha, o caminho segue pelas seguintes vias: Avenida Carlos Lindenberg, Avenida Jerônimo Monteiro, Avenida Champagnat, Rua Antônio Ataíde e Parque da Prainha.
Já no domingo (27), último dia do Oitavário, a Romaria abre os trabalhos com concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, na Praia da Costa. Às 8h acontece a concentração da Moto Romaria no Parque de Exposição de Viana, com saída às 9h em direção à Prainha. O trajeto previsto terá 37,2 km de extensão, e o tempo estimado de duração será de aproximadamente 90 minutos. A Moto Romaria contará com o apoio de 73 motociclistas batedores, sendo 25 da PRF, e contará com a participação das demais forças de segurança.
Às 9h haverá Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento. Às 15h30 começa a Romaria das Mulheres, com saída do Santuário de Vila Velha. A Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres – que completa 30 anos – acontece no Parque da Prainha.
Na segunda-feira (28), Dia da Padroeira, haverá a Romaria dos Ciclistas de Vitória com saída do Atlântica Parque, no final da orla de Camburi, às 7h; e 8h tem Romaria dos Conguistas, com saída do portão do Convento em direção ao Campinho.
No mesmo horário começa a Romaria dos Ciclistas de Vila Velha, com saída em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia. Com a imagem da Padroeira do Espírito Santo em cima de um carro de som à frente, os ciclistas pedalam aproximadamente oito quilômetros, cantando e rezando.
Festa da Penha 2025
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 12 romarias.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.