Atualizado em 26/02/2025 – 15:37
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, informou através de nota divulgada na manhã desta quarta-feira (26), que a escola de samba Independentes de Boa Vista não receberá mais qualquer repasse financeiro por parte da Prefeitura. A declaração foi motivada por uma ala apresentada no desfile da agremiação de Itaquari, que trazia referências ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, nas fantasias.
A Boa Vista homenageou em seu desfile, na manhã do último domingo (23), o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos principais nomes da fotografia no Brasil e que morou por parte da sua vida no Espírito Santo.
Na apresentação, a agremiação contou a história do fotógrafo e destacou, no Sambão do Povo, questões sociais e econômicas enfrentadas pelos brasileiros, que são o foco do trabalho realizado por Sebastião Salgado. A ala que causou a insatisfação e o corte de verbas por parte do prefeito de Cariacica representava o MST, que já foi tema do trabalho do fotógrafo, através de bandeiras e adereços nas fantasias.

Em nota, Euclério Sampaio, declarou que “não compactua com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo”. Além disso, chamou a atitude da escola de erro inadmissível e disse que as atitudes cabíveis serão tomadas.
Em resposta, a Agremiação de Cariacica divulgou uma nota em que informa que o desfile de 2025 teve como tema a vida e obra de Sebastião Salgado, e destaca a relação do fotógrafo com o MST:
“[É] Importante ressaltar que Sebastião Salgado passou três anos de sua vida com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizando o trabalho fotográfico retratado em sua obra, que aborda com sensibilidade a luta e os desafios dos trabalhadores rurais brasileiros.”
A escola informou, ainda, que a ala em questão, intitulada “Terra”, fazia referência a um dos livros mais emblemáticos do fotógrafo, que tem como foco os trabalhadores rurais, e acrescenta: “A representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política”.
A Boa Vista declarou ainda que espera uma reversão do posicionamento do prefeito.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.