A pimenta-rosa produzida em São Mateus, no norte do Espírito Santo, acaba de conquistar um feito importante: será utilizada na linha de fragrâncias da Natura, marca de cosméticos brasileira, mas que já está presente em diversos países. O anúncio foi feito durante o 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa, realizado na última semana pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e marca a substituição da especiaria, antes importada, por um ingrediente 100% capixaba.
A novidade foi revelada pelas pesquisadoras da área de bioingredientes da Natura Cosméticos, Yorgana Yajure e Caroline Stüker, durante uma palestra on-line no festival. A empresa fechou contrato com a produtora rural Ana Paula Martin, de São Mateus, para fornecimento da especiaria.
O acordo é resultado de três anos de articulação e assistência técnica conduzida pelo Incaper, por meio da extensionista Fabiana Ruas. Com o novo contrato, a Natura substitui a pimenta-rosa importada que utilizava pela cultivada em São Mateus, que é considerado o maior polo nacional da especiaria e é detentor de Indicação Geográfica (IG) do produto, conquistada em 2023.
“Esse é um grande marco para a cadeia da pimenta-rosa do Espírito Santo e também para o trabalho técnico que temos desenvolvido ao longo dos anos. É uma conquista que envolve ciência, extensão rural e o protagonismo de uma produtora comprometida com a qualidade”, ressaltou a extensionista Fabiana Ruas.
O ingrediente capixaba já integra fragrâncias que foram lançadas pela Natura para o Dia das Mães, que também contaram com uma campanha que valoriza a origem do produto e a história da produtora local.
Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa
O anúncio foi um dos destaques do Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa, que celebrou a força econômica, social e ambiental da aroeira, planta nativa da Mata Atlântica da qual é extraído o fruto. Realizado no campus da Ufes de São Mateus na última terça-feira (06), o evento contou com a participação de agricultores, extrativistas, empreendedores e representantes de instituições de todo o país.
A programação incluiu palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições e atrações culturais, além da degustação de produtos como queijos e derivados, óleos essenciais, mel, própolis, pães, biscoitos, geleias, molhos e tortas com pimenta-rosa — frutos de uma capacitação culinária realizada com apoio do Senar-ES e do Sindicato Rural local.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.