Atualizado em 12/02/2025 – 13:36
Uma perseguição policial na BR-259, no trecho que corta o município de João Neiva, terminou com um suspeito morto, um ferido e outro preso nesta terça-feira (11). A ação ocorreu durante uma operação da Polícia Civil que já estava investigando suspeitos de integrarem a chamada “Gangue da Hilux”, uma associação criminosa especializada no furto de caminhonetes.
Segundo a polícia, durante a abordagem a um veículo Fiat Siena, ocupado por três homens de 27, 29 e 32 anos, os suspeitos não obedeceram à ordem de parada. Um deles teria feito menção de que atiraria contra os policiais, o que levou um dos agentes a disparar em resposta. O tiro atingiu o braço de um dos suspeitos, transfixou e acertou o rosto de outro do grupo, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Os outros dois suspeitos foram detidos. O que foi ferido no braço foi socorrido e está internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, enquanto o outro que não se feriu foi levado para a sede da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).
Ambos foram autuados em flagrante por diversos crimes, incluindo associação criminosa, adulteração veicular e resistência. Eles serão enviados ao sistema prisional, sendo que o que está hospitalizado irá após receber alta médica.
Antes dos tiros, a equipe da DFRV havia informado à Polícia Militar de Baixo Guandu sobre um indivíduo conduzindo uma Toyota Hilux roubada na região. A PMES tentou abordar o suspeito, que fugiu e abandonou o veículo antes de entrar no Fiat Siena com os outros dois homens.
O corpo do suspeito morto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica para necropsia e posterior liberação para a família. O caso segue sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP).
Investigação e prisões anteriores
A “Gangue da Hilux” é suspeita de diversos furtos de caminhonetes Toyota Hilux na Grande Vitória. Entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro, sete veículos foram furtados, cinco dos quais já foram recuperados, segundo a polícia. A quadrilha utiliza bloqueadores de rastreadores e dispositivos para destravar e dar partida nos veículos.
Na última quinta-feira (6), um homem de 24 anos, também suspeito de integrar a associação criminosa, foi preso no bairro Cariacica Sede, em Cariacica. Ele é apontado como um dos responsáveis pelos furtos de duas Hilux ocorridos nos dias 5 e 6 de fevereiro, junto com outros dois suspeitos, um deles o homem de 27 anos ferido na operação desta terça.
As investigações continuam com análise de imagens de videomonitoramento e diligências para localizar e prender outros integrantes da quadrilha. O Toyota Etios utilizado nos furtos foi encontrado com o suspeito preso na semana passada.
Após os procedimentos legais, todos os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.