Atualizado em 13/03/2025 – 16:11
Mais de uma tonelada de barbatanas de tubarão foi apreendida em um depósito ilegal de peixes no município de Itapemirim. A Operação Lanterna Apagada, ação conjunta entre a Polícia Federal no Espírito Santo e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também resultou na prisão em flagrante de três homens envolvidos. A polícia acredita que essa seja a maior apreensão deste tipo de material já realizada no país.
A investigação tinha o objetivo de desmantelar uma rede criminosa especializada na receptação e exportação ilegal de partes de tubarões, de origem ainda desconhecida. Os homens que foram presos atuavam na secagem, acondicionamento e preparação das barbatanas.
Todo o material apreendido seria enviado para países asiáticos, onde as barbatanas de tubarão são consideradas iguarias na culinária. Entretanto, as peças encontradas pela polícia estavam em condições insalubres, impróprias para consumo ou reaproveitamento, e foram encaminhadas ao aterro sanitário para serem destruídas.
A pesca de tubarão e a comercialização desses itens é ilegal no país. Além disso, do total apreendido, 363 kg de barbatanas pertencem a espécies que estão ameaçadas de extinção, o que agrava a situação penal dos indivíduos envolvidos.
Os três homens presos em flagrante – entre eles, um de nacionalidade chinesa – devem responder por associação criminosa, contrabando e crimes contra a fauna. Considerando que o crime foi contra espécies em extinção, as penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão. Além disso, o Ibama aplicou sanções administrativas e multas ambientais aos responsáveis.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.