Atualizado em 28/03/2025 – 15:32
Onze pessoas ligadas a uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas foram presas na Operação Colapso, coordenada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (28), em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
A ação, que tinha como objetivo também cumprir 11 mandados de busca e apreensão, foi realizada também na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais.
Conforme as investigações, foi descoberto que um dos suspeitos liderava um grupo organizado de “gerentes” e fornecedores encarregados de abastecer pontos de venda de entorpecentes na cidade de São Mateus e arredores.
Na ação, os agentes conseguiram prender 11 pessoas relacionadas ao grupo e apreenderam três pistolas, uma carabina calibre 12, um fuzil calibre 556, além de munições.
As investigações que levaram à esta operação começaram a partir do compartilhamento de provas colhidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) em 2024, na Operação Mosaico, que identificou um complexo esquema criminoso envolvendo tráfico de drogas, tráfico de armas, falsificação de documentos, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro.
A partir destas informações, se descobriu a existência do grupo que atua no Norte do Espírito Santo.
A FICCO/ES, que realiza essa ação, é uma força conjunta coordenada pela Polícia Federal (PF) e composta pelas Polícias Militar (PMES), Civil (PCES), Penal (PPES), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.