Atualizado em 03/01/2025 – 17:19
As inscrições para a nova edição do Programa Nossa Bolsa estão abertas a partir desta sexta-feira (3) até 17 de janeiro, oferecendo 1.000 bolsas integrais para cursos de graduação com 100% das mensalidades custeadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Os interessados devem preencher seus dados pessoais, escolher o curso, o turno e a instituição de ensino para a qual pretendem concorrer. A seleção será baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 a 2024, com o candidato podendo optar pela edição que deseja utilizar na avaliação.
Mais de 40 cursos
O programa disponibiliza bolsas em mais de 40 cursos, como Medicina, Enfermagem, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Administração, Tecnologia da Informação, entre outros, distribuídos em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios do Espírito Santo. O Nossa Bolsa 2025 é realizado em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) e conta com um investimento de aproximadamente R$ 46 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu, para custear os cursos de graduação, que têm duração média de cinco anos.
O edital deste ano dá ênfase a formações em áreas estratégicas, como Tecnologia, Engenharia e Saúde, consideradas de alta empregabilidade. O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, destacou a importância dessa abordagem: “Estamos dando um destaque especial nesse edital a formações nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Saúde. De maneira geral, o potencial das vagas em cursos de alta empregabilidade.”
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou o impacto social do programa, afirmando que ele transforma vidas ao oferecer acesso ao ensino superior para quem não teria condições de custear os estudos. Ele ressaltou que o Nossa Bolsa amplia horizontes e promove maior igualdade de oportunidades para os capixabas.
Com inscrições abertas até 17 de janeiro, o programa reafirma o compromisso do Espírito Santo com a inclusão social e o desenvolvimento educacional da população, consolidando-se como um importante instrumento de transformação por meio do conhecimento.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.