Atualizado em 23/05/2025 – 13:04
Morreu nesta sexta-feira Sebastião Salgado, o maior fotógrafo brasileiro e um dos maiores do mundo. Ele enfrentava problemas decorrentes de uma malária que adquiriu nos anos 1990, relatou à Folha de São Paulo um amigo próximo. O artista tinha 81 anos e vivia em Paris.
Em uma abertura recente de uma mostra na Normandia, no norte da França, Salgado já estava abatido. Os remédios que o artista tomava deixaram de funcionar nos últimos anos, ainda segundo relato de pessoas próximas.
Sebastião Salgado nasceu em Minas Gerais, mas teve uma forte história com o Espírito Santo, onde morou. Ele é formado em Economia (1964-1967) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a perda. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Sebastião Salgado, um gênio da fotografia e da luta socioambiental. Sua lente expôs ao mundo a dignidade humana e a urgência de preservar o planeta. Seu legado se eterniza no Instituto Terra. Em sua homenagem, decretarei luto oficial de 3 dias. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos.”
Homenageado no Carnaval de Vitoria
Sebastião Salgado foi homenageado pela escola campeã do Carnaval de Vitória 2025, a Independentes de Boa Vista.
A agremiação levou para o Sambão do Povo um espetáculo com o enredo “Os olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que homenageou o renomado fotógrafo brasileiro, que é nascido em Minas Gerais, mas tem uma forte história com o Espírito Santo, onde já morou.
A agremiação optou por contar a história de Sebastião Salgado e também mostrar o foco de seu trabalho fotográfico: as questões sociais que assolam o povo brasileiro. Com alegorias e alas que misturavam o tradicional preto e branco das fotografias de Salgado com as cores da escola, a Boa Vista mostrou luta do Movimento Sem Terra (MST), o Sistema Único de Saúde (SUS), a natureza, o trabalho no campo e povos indígena do país.
“Fiquei felicíssimo com a participação de uma ala, uma pequena ala do Movimento Sem Terra, porque eu respeito profundamente o movimento. O MST é uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina, talvez a maior nos últimos cem anos. E conseguiu alocar centenas de milhares, se não milhões de famílias, tendo uma terra pra trabalhar, vivendo de uma forma digna, e criando propriedades rurais ecológicas, produzindo produtos sem venenos, produtos puros, e plantando árvores”, defendeu o fotógrafo.
Ele também expressou a gratidão de ter sido homenageado pela escola e ainda sobre a vitória da agremiação.
“Olha, agradeço demais a todos os membros da Boa Vista pelo bom gosto, pela simplicidade e pela maneira fenomenal de chegar ao povo. Muito obrigado.”

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.