Atualizado em 09/07/2025 – 08:57
O Espírito Santo conta atualmente com 54 municípios há mais de 30 dias sem registro de homicídios. Em 21 dessas cidades, não houve nenhum assassinato ao longo de 2025, até o final do dia 8 de julho. Esses e outros dados estão disponíveis no novo painel interativo lançado pelo Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Chamado de “Mapa da Paz”, o painel mostra há quantos dias todas as 78 cidades do Estado estão sem mortes violentas dolosas. Confira a plataforma.
A ferramenta, disponível no portal do Observatório, permite ao público consultar estatísticas sobre homicídios dolosos e feminicídios. De acordo com os dados apresentados, o Espírito Santo vem registrando quedas consistentes nos índices de assassinatos. Em junho deste ano, houve uma redução de 12,4% nos homicídios em relação a 2024, que já apresentava o menor número de casos da série histórica iniciada em 1996.
Alguns municípios se destacam por longos períodos sem homicídios. É o caso de Iconha, com 935 dias sem registros; Dores do Rio Preto, com 1.150 dias; e Muqui, que não contabiliza assassinatos há 1.455 dias, desde julho de 2021. Aracruz e Linhares, dois dos maiores municípios do interior, também aparecem com períodos sem homicídios: 46 e 28 dias, respectivamente.
A redução nos índices é resultado das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que busca adaptar as estratégias de segurança às realidades específicas de cada município e região. Em junho, 53 municípios capixabas — cerca de 68% do território estadual — passaram o mês inteiro sem registrar homicídios dolosos.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que a criação do Mapa da Paz amplia a transparência das ações e resultados da segurança pública.
“A gente lança mais uma ferramenta de transparência, que ajuda a população a acompanhar nossas estatísticas, que mostram como temos um Estado que está organizado na Segurança Pública, com um programa, que é o Estado Presente em Defesa da Vida, que busca aumentar essa sensação de paz, de segurança das famílias capixabas. Todos os dias é um trabalho árduo contra todo o tipo de criminalidade e temos que criar formas, como o Mapa da Paz, de mostrar isso à população”, afirmou.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.