Atualizado em 15/12/2024 – 08:17
Após quase três meses de obras, a Igreja do Rosário, localizada no sítio histórico da Prainha, foi oficialmente entregue à comunidade na noite da última terça-feira (10). O restauro incluiu a recuperação do telhado, pintura interna e externa, e a restauração de detalhes artísticos na nave e no presbitério.
A igreja, construída em 1535 e ampliada em 1551 com a ajuda dos jesuítas, é a mais antiga em atividade litúrgica no Brasil. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950, o espaço é um marco na história de Vila Velha e do Espírito Santo.
Investimentos e Obras
As obras, iniciadas em 17 de setembro, foram financiadas por recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, somando um investimento de R$ 500 mil. Os trabalhos, realizados pelo Instituto Modus Vivendi, incluíram descupinização, conservação do piso, limpeza de fungos nas paredes externas, e intervenções artísticas nos altares.
Histórico de Restauros
Esta foi a segunda intervenção na igreja durante a gestão atual. Em 2021, serviços de manutenção no telhado e pintura externa com tinta à base de cal foram realizados. Desta vez, o projeto incluiu intervenções mais amplas, como o restauro artístico e melhorias estruturais.
Horários de Missa e Visitação
A Igreja do Rosário segue aberta para celebrações e visitas. Missas são realizadas aos domingos (8h), terças-feiras (19h) e na primeira sexta-feira de cada mês (17h). Para visitação, o espaço funciona de segunda a sexta-feira e em feriados, das 9h às 16h30.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.