Neste sábado (24), às 15h, acontece o “Encontro com Heloísa Galvão: percurso, poética, processos”, no Hub ES+. O vento é gratuito, aberto ao público e é voltado para ceramistas, designers, estudantes e amantes da arte.
Segundo a organização, encontro reforça a tradição local, pois o ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2002, e segue símbolo vivo da cultura capixaba. Para a presidência da Cerames, o intercâmbio com artistas contemporâneos “coloca o Espírito Santo no mapa da cerâmica de arte e fomenta novas gerações de criadores”.
No evento haverá debates sobre mercado, formação e desafios para ceramistas capixabas, conversa aberta sobre percurso artístico, referências e processos técnicos e demonstração de técnicas de porcelana líquida e impressão fotográfica em cerâmica.
Quem é Heloísa Galvão
Natural de Castelo (ES), Heloísa “Helô” Galvão iniciou sua caminhada no curso de Artes Plásticas da Ufes e manteve por sete anos seu primeiro estúdio em Vila Velha. Radicada hoje em São Paulo, conquistou o mestrado em Poéticas Visuais na USP sob orientação da artista Norma Grinberg.
A busca por novas texturas a levou ao estúdio de cerâmica de Harvard (EUA), onde, em 2010, aprofundou pesquisas em porcelana translúcida e impressão fotográfica sobre cerâmica. Reconhecida por peças que expressam fluidez, leveza e movimento – qualidades inspiradas na natureza – Helô já participou de mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior.
Serviço:
Encontro com Heloísa Galvão: percurso, poética, processos
Quando: 24/05 (sábado), às 15h
Onde: Hub ES+ – Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.