Atualizado em 27/02/2025 – 17:44
A tradicional Festa da Penha, que completa 455 anos em 2025, trará novamente a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha por diversas cidades da região Metropolitana de Vitória. A iniciativa, conhecida como “Penha Peregrina”, acontecerá entre os dias 20 e 25 de abril, permitindo que mais fiéis tenham a oportunidade de vivenciar momentos de oração e devoção mais próximos de suas comunidades.
A peregrinação tem como objetivo ampliar o alcance da celebração, levando a imagem da Padroeira do Estado do Espírito Santo até aqueles que não podem se deslocar até o Convento da Penha durante o Oitavário.
“Este ano a Festa da Penha contará com a continuidade de uma proposta que já surgiu há um tempo de que, durante o oitavário, uma imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha vai passar em outros lugares, não somente sendo o Convento o centro das celebrações, para que a festa possa chegar ainda mais longe. Então nós batizamos esta iniciativa de Penha Peregrina. A imagem visitará locais simbólicos, reforçando a maternidade de Nossa Senhora da Penha como Padroeira do Estado”, explica o guardião do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea.
A peregrinação da imagem foi introduzida em 2020, como uma resposta à pandemia da Covid-19, que impossibilitou as tradicionais romarias. Desde então, a iniciativa se consolidou como um dos momentos mais esperados pelos devotos, tornando-se uma nova tradição dentro da Festa da Penha.
De acordo com Frei Gabriel, a Festa da Penha busca acolher e dar esperança aos que mais necessitam. “Assim, mostramos que a Festa da Penha também busca conexão com os fiéis que precisam de um alento, de um incentivo, e a imagem, com certeza, ao passar, deixará um rastro de alegria, de maternidade e carinho”, destaca.
Neste Ano Jubilar, o tema da festa será “Com Maria, peregrinos de esperança”, reforçando a ideia de caminhada e fé conjunta.
“Somos convidados a sermos peregrinos de esperança. Ao olharmos para a Virgem da Penha, somos chamados a acolher Jesus como ela o acolheu. Quando perguntarem como será a Festa da Penha de 2025, responderemos que será uma peregrinação. Caminharemos juntos com o Papa Francisco como peregrinos de esperança”, afirma o bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin.
Os detalhes do roteiro da peregrinação serão divulgados em breve, mas a expectativa é que a imagem visite igrejas e pontos estratégicos das cidades da região metropolitana, proporcionando aos fiéis uma experiência de fé e devoção inesquecível.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.