Atualizado em 16/08/2025 – 07:52
O tema da próxima edição da Festa da Penha já foi anunciado: em 2026, a celebração propõe uma missão de paz inspirada em São Francisco de Assis e reforça o papel da Igreja como sinal de esperança em tempos de conflito com o tema “Fazei de nós instrumentos da paz”. A terceira maior festa mariana do país ocorrerá entre os dias 5 e 13 de abril do próximo ano, com as tradicionais missas, romarias, shows, momentos de oração e manifestações culturais.
O anúncio do novo tema aconteceu nesta sexta-feira (15) no auditório da Fecomércio, em Vitória. Este ano, o lançamento ocorreu antes do usual, com o objetivo de que agentes de turismo religioso consigam se antecipar na atração de turistas interessados em participar das celebrações em abril de 2026.
Entre os motivos da escolha do tema estão os ensinamentos de São Francisco de Assis, cuja morte completa 800 anos em 2026. Os frades franciscanos, da Ordem dos Frades Menores da Província da Imaculada Conceição, são responsáveis pelo Convento da Penha, e a paz é um tema fundamental em sua espiritualidade.
O tema também dialoga com o presente da igreja, através das falas do Papa Leão XIV, que após assumir o cargo, depois do falecimento do Papa Francisco em abril desde ano, saudou os fiéis reunidos na Sacada do Vaticano com as palavras: “A paz esteja com todos vocês!”.
“Essa saudação, de profundo significado pascal, marcou os primeiros momentos de seu pontificado. A Festa da Penha de 2026 ocorrerá nesse contexto. Expressões em favor da paz têm sido constantes em suas homilias e pronunciamentos. Reforçar esse tema, portanto, é fazer eco à saudação pascal do Cristo Ressuscitado, bem como ao clamor por paz de Francisco e Leão”, explica o Guardião e Reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea.
Segundo a organização do evento, a escolha também reconhece o momento atual do mundo, ainda por conflitos, guerras e violência nas cidades e nas famílias, em que a paz se torna atual e urgente. Dom Andherson Franklin Lustoza, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória, destaca a importância da escolha:
“Celebrar a Festa da Penha no ano em que recordamos os 800 anos de morte de São Francisco de Assis, é assumir, como Igreja, a missão de sermos semeadores da paz. Inspirados pelo exemplo de Francisco e guiados pelo olhar materno da Virgem da Penha, convidamos cada fiel a transformar oração em compromisso concreto, promovendo reconciliação, diálogo e esperança em nossa sociedade. Que a paz comece em nossos lares, em nossas comunidades eclesiais e se irradie para todas as cidades, todo o Espírito Santo, para nosso país e para o mundo inteiro. Que todos se reconheçam como discípulos missionários de Jesus Cristo, instrumentos e construtores da Paz!”, afirma.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.