O Museu Vale, em seu período de atividades extramuros, lança um catálogo com imagens das obras da exposição “Transitar o Tempo”, em cartaz desde dezembro na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória. O material impresso permite que o público tenha acesso ao trabalho de 30 artistas capixabas.
Com mais de 250 páginas, a publicação bilíngue (português e inglês) será distribuída gratuitamente durante o evento de lançamento, que acontece no dia 25 de março, às 18h30, no espaço da exposição. “Transitar o Tempo” propõe uma reflexão sobre a interação entre diferentes gerações na produção artística contemporânea.
A exposição tem curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton e segue aberta ao público até 30 de março de 2025, com entrada gratuita e classificação livre. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados e domingos, das 9h às 16h; e, às quintas-feiras, até 20h30. Escolas interessadas em visitas educativas podem fazer agendamentos pelo telefone (27) 9 9252-7525.
No evento de lançamento, os curadores participarão de um bate-papo com o público sobre as obras e o processo curatorial. A programação contará também com uma apresentação da cantora Elaine Augusta, que trará músicas do EP “Meu Santo Samba”. O evento é gratuito e aberto ao público.
De acordo com Claudia Afonso, diretora do Museu Vale, o catálogo amplia o acesso à arte capixaba e reforça o compromisso da instituição em promover a cultura local de forma democrática e acessível.
A Exposição
Com um recorte que contempla diferentes gerações de artistas, “Transitar o Tempo” se propõe a investigar como os tempos artísticos se conectam e se transformam. Segundo o curador Nicolas Soares, a exposição permite observar diferentes ideias de temporalidade associadas às culturas, saberes e fazeres.
Os artistas participantes incluem Antonio Rosa, Bárbara Carnielli, Bruno Cabuz, Bruno Zorzal, Charlene Bicalho, Dilma Góes, Dona Antonia, Euzira Neves, Fredone Fone, Geovanni Lima, Gessé Paixão, Grupo Barra de Renda, Kika Carvalho, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Marcos Martins, Marcus Vinicius, Matheusa, Meuri Ribeiro, Natan Dias, Natanael Souza, Paulo Fernandes, Renato Ren, Reuto, Ronaldo Mateus Lima, Rosana Paste, Rubiane Maia, Yurie Pam, Yurie Yaginuma & Jéssica Maria.
A exposição é uma iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.
Museu Vale Extramuros
O Museu Vale, em sua fase extramuros, tem buscado expandir suas atividades, promovendo manifestações artísticas e programas educativos em diferentes espaços culturais, incluindo praças, parques e escolas. Essa ação visa ampliar o acesso à arte e cultura para um público diversificado.
Entre as exposições recentes do Museu Vale estão “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De onde surgem os Sonhos”, que juntas receberam mais de 170 mil visitantes.
A atuação do museu está conectada ao Instituto Cultural Vale, que apoia projetos culturais no Espírito Santo, como a Festa da Penha, o Festival de Cinema de Vitória e o Musin – Festival Música na Infância. O Instituto também é responsável pelo Vale Música Serra, projeto que promove educação musical para estudantes da rede pública, oferecendo formação em orquestra, camerata jovem, banda sinfônica, coral infantil e jazz band.
Serviço
Lançamento do catálogo da exposição “Transitar o Tempo” e bate-papo com curadores
- Data: 25/03
- Hora: 18h30
- Local: Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória (ES)
- Entrada: gratuita e de classificação livre

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.