Atualizado em 11/08/2025 – 15:57
Até o dia 20 de agosto, Vitória será palco da Fabrik de Choro, projeto cultural itinerante dedicado ao fortalecimento e à valorização do Choro como patrimônio musical brasileiro. Pela primeira vez na capital capixaba, o encontro, com início nesta segunda-feira (11), reunirá músicos brasileiros e estrangeiros para troca de experiências, criação coletiva e aprendizado.
A abertura oficial do evento acontece nesta segunda, com um concerto gratuito e aberto para a comunidade, a partir das 18h30, no Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha. A programação da Fabrik reúne atividades abertas ao público e também atividades específicas para músicos inscritos e será divulgada no Instagram do projeto (@institutomarlinazul).
Para os músicos interessados, serão ofertadas aulas coletivas e individuais para grupos inscritos. Os encontros serão realizados de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h, e das 14 às 17h, também na sede do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha. Participam profissionais do piano, violão de 6 cordas, violão de 7 cordas, bandolim, flauta, pandeiro e percussão, clarinete e outras áreas instrumentais.
Nas aulas, os inscritos estudarão sobre a linguagem, o ritmo, a harmonia, os arranjos, as fusões, a montagem e a finalização de uma composição de choro. Além disso, os músicos farão pesquisas de partituras de compositores nacionais e locais e participarão de práticas de conjunto.
Para que as trocas e os aprendizados dos músicos sejam compartilhados com a comunidade, o evento organizará rodas de choro abertas ao público em diferentes pontos da capital Vitória. O encerramento do evento, que acontece na próxima quarta-feira (20), também será marcado por um concerto de choro aberto ao público, que, desta vez, acontecerá no Teatro da Ufes, em Goiabeiras.
Pela primeira vez no Espírito Santo, o evento já passou por Belo Horizonte, em Minas Gerais, e em Curitiba, no Paraná, em edições anteriores. O projeto tem direção artística e a coordenação internacional de Maria Inês Guimarães, diretora do Club du Choro de Paris e do Centro Euro-brasileiro de Música (Cebramusik). Em Vitória, a Fabrik tem coordenação geral de Fabiano Araújo Costa, doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, professor de Harmonia e Musicologia Transcultural e da pós-graduação em Interartes e Novas Mídias, da Universidade Federal do Espírito Santo, e de Processos Criativos em Música na UNIRIO.
Serviço:
Fabrik de Choro
Data: 11 a 20 de agosto de 2025
Roda de abertura
Data: 11 de agosto
Horário: 18h30
Local: Instituto Marlin Azul – Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570 – Jardim da Penha (Vitória-ES)
Público: toda a comunidade
Entrada Gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.