Atualizado em 11/04/2025 – 16:03
Descarbonização, enfrentamento à crise climática e transição energética foram assuntos discutidos no evento “EDP na COP30 – do Espírito Santo ao Pará”, promovido pela empresa EDP em Vitória, nesta quinta-feira (10). O encontro promoveu um debate com autoridades especialistas sobre como as iniciativas públicas e privadas têm colaborado com soluções.
A programação incluiu dois painéis: o primeiro sobre adaptação e resiliência do setor elétrico diante das mudanças climáticas, e o segundo sobre o papel da iniciativa privada na construção de uma economia de baixo carbono.
Ao final do encontro, a empresa entregou ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, uma carta com propostas relacionadas à descarbonização e à transição energética. Casagrande preside atualmente a Aliança Governadores pelo Clima e o Consórcio Brasil Verde.
Participaram do evento representantes da EDP, do governo estadual, do corpo diplomático de Portugal, além de organizações como Abradee e Revolusolar.
Durante a programação, a empresa mencionou investimentos em infraestrutura no Espírito Santo, incluindo a inauguração de quatro subestações em 2024. Também foram apresentadas ações voltadas à modernização da rede elétrica e à expansão de projetos sociais com foco em energia renovável, como o Comunidade Solar.
As iniciativas fazem parte de um plano interno da empresa voltado à adaptação climática e à mitigação dos impactos das mudanças no setor de energia.
A COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
Em 2025, será realizada em Belém, no Pará, no mês de novembro. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.