Atualizado em 17/01/2025 – 15:09
Um caminhão transportando 50 chapas de granito e com várias irregularidades foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Guarapari, nesta quinta-feira (16). Entre as infrações está que a carga estava amarrada de forma inadequada, sem cintas horizontais de segurança, representando riscos para outros motoristas.
Durante a fiscalização, os agentes da PRF ainda identificaram outras infrações: cinco pneus do semi-reboque e um do cavalo-trator estavam em condições críticas; o motorista tinha a carteira de habilitação suspensa e não possuía o Curso Especializado de Transporte de Cargas Indivisíveis (CETCI); o licenciamento do semi-reboque estava vencido desde 2023, e o cronotacógrafo estava sem disco, impedindo a verificação do tempo de direção e descanso.
Por causa das infrações, o veículo foi autuado e retido para a correção das irregularidades, incluindo a necessidade de apresentação de um condutor habilitado.
O motorista também assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento em juízo por, em tese, infringir o Artigo 132 do Código Penal Brasileiro, que trata de expor a vida ou a saúde de terceiros a perigo direto e iminente.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.