Atualizado em 08/07/2025 – 12:42
O Bosque das Cerejeiras Kaoru Kumazawa, que fica em Pedra Azul, Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, não abrirá para visitação neste ano. A floração das árvores sempre ocorre durante o inverno capixaba. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Ecologia e Sociedade Livre (iESL), responsável pela gestão e manutenção do local.
Este é o quarto ano consecutivo em que o local não é aberto ao público. A última vez foi em 2021 (FOTO). Nos comunicados emitidos em 2022 e 2023 pela iESL, a informação foi de que, devido a fatores climáticos, a floração das cerejeiras foi desigual e a maioria das árvores perdeu as flores rapidamente, não proporcionando a beleza visual normalmente esperada.
Já em 2024, o comunicado foi de que houve ausência de floração. Já no informativo publicado nesta segunda-feira (7), por meio das redes sociais do iESL, a nota divulgada diz que o bosque não abrirá porque área está em recuperação fisiológica após um “tratamento proposto” e que a expectativa é de que as árvores floresçam no inverno de 2026.

Saiba mais sobre as cerejeiras
As cerejeiras são árvores ornamentais introduzidas no Brasil, originárias da Ásia — principalmente do Japão, China e Coreia. O nome científico mais comum é Prunus serrulata, conhecida também como sakura no Japão.
Elas são famosas por suas flores delicadas, em tons de rosa e branco, que aparecem antes das folhas e transformam a paisagem em um verdadeiro “mar de flores”.
As cerejeiras têm um ciclo adaptado ao clima temperado, com estações bem definidas. No Japão, elas florescem na primavera (março–abril), mas no Brasil — por estarmos no hemisfério sul — a primavera acontece a partir de setembro. Porém, como Pedra Azul está em uma região de altitude (acima de 1.200 metros), com invernos frios, as árvores florescem no inverno, entre julho e agosto, quando as temperaturas caem bastante e as condições lembram as da primavera japonesa. O frio é essencial para quebrar a dormência das gemas florais e estimular a floração.
As primeiras cerejeiras foram plantadas por imigrantes e descendentes de japoneses no Espírito Santo, como forma de preservar a cultura e a tradição do hanami (o costume japonês de contemplar a florada das cerejeiras).
Curiosidades
- As flores das cerejeiras duram pouco, geralmente uma a duas semanas no auge;
- Apesar do nome, elas não produzem frutos comestíveis como as cerejas que conhecemos no mercado, são apenas ornamentais;
- No Japão, a floração é símbolo de renovação, beleza efêmera e da impermanência da vida.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.