Atualizado em 26/02/2025 – 20:43
A Independentes de Boa Vista foi coroada a grande campeã do Carnaval de Vitória de 2025! Com pontuação final de 179,9, a escola de Cariacica, que há 11 anos não fica fora do pódio, garantiu o sétimo título no Grupo Especial. Além disso, na apuração que aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), a Andaraí foi quem subiu para o Grupo Especial e a Imperatriz do Forte foi rebaixada para o Grupo de Acesso A.
No amanhecer de domingo (23), a agremiação, que foi a penúltima a desfilar, levou para o Sambão do Povo um espetáculo com o enredo “Os olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que homenageou o renomado fotógrafo brasileiro.
A agremiação optou por contar a história de Sebastião Salgado e também mostrar o foco de seu trabalho fotográfico: as questões sociais que assolam o povo brasileiro. Com alegorias e alas que misturavam o tradicional preto e branco das fotografias de Salgado com as cores da escola, a Boa Vista mostrou luta do Movimento Sem Terra (MST), o Sistema Único de Saúde (SUS), a natureza, o trabalho no campo e povos indígena do país.

Desde os desfiles, a escola enfrentou momentos difíceis. Ainda na tarde de domingo (23), a Musa da escola, Aline Bianca, faleceu em decorrência de um infarto. Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Cariacica anunciou, através de uma nota nas redes sociais, que vai cortar os repasses para a escola para o Carnaval de 2026, por conta da ala do desfile deste ano que fez referência ao MST.
Após a apuração, o presidente da escola, Emerson Xumbrega, dedicou a vitória à Aline e também disse que já conversou com Euclério e que “está tudo certo”.
Na apuração, a grande disputa foi entre Boa Vista e Chegou o Que Faltava, que ficou com a pontuação final 179,6. A escola de Goiabeiras estava em busca de seu primeiro título no Grupo Especial e levou para a avenida o enredo “Da Lama Sai Muito Barulho”, que homenageia a própria comunidade.
Por conta de uma punição que tirou 1,3 ponto da nota da escola, a Imperatriz do Forte foi rebaixada para o Grupo de Acesso A, com a nota final 175,9. A agremiação havia subido para o Grupo Especial no ano passado e lutava para permanecer na elite do Carnaval capixaba. Por conta disso, Imperatriz foi a última a desfilar e levou para o Sambão o enredo “Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor”, que falava sobre a capital da Angola.
Grupos de Acesso
A vencedora do Grupo de Acesso A foi a Andaraí, que sobe para o Grupo Especial para os desfiles de 2026. Na avenida, a escola de Santa Marta deu um show com o enredo “Mercado da Capixaba”.
Quem ganhou a disputa do Grupo B e sobe para o Grupo de Acesso A foi a Chega Mais, escola da comunidade do Morro do Quadro. A agremiação levou para a avenida o enredo “Alodê odofiaba mãe d’água odoyá”, homenageando a divindade Iemanjá.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.