Atualizado em 12/12/2024 – 11:32
Alunos da rede pública de Vitória exibiram, na manhã desta quinta-feira (12), no Cine Metrópolis, filmes produzidos por eles mesmos, em uma sessão especial de cinema.
Os curta-metragens foram desenvolvidos pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider Lucas, durante oficinas do Programa Imagens em Movimento (PIM), uma iniciativa da ONG Raiar, criada em 2011. O programa atende escolas públicas de vários estados brasileiros e realiza as atividades no contraturno escolar.
A idealizadora do programa, Ana Dillon, afirmou que os filmes refletem as matrizes culturais de cada região e as vivências dos estudantes. Em Vitória, o projeto busca fortalecer a rede de intercâmbio cultural por meio das realidades retratadas pelos jovens.
O PIM é parceiro da rede internacional Cinema, Cem Anos de Juventude, que reúne organizações de 15 países e promove encontros entre jovens participantes para troca de experiências culturais.
Desde o início do projeto, o PIM já beneficiou 2.730 estudantes e 220 educadores, resultando na produção de mais de 220 filmes.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.