Atualizado em 10/04/2025 – 09:19
A Vale e o consórcio Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), assinaram nesta quarta-feira (9) um Memorando de Entendimentos (MoU) para realizar uma avaliação conjunta sobre o fornecimento de água reciclada – proveniente do tratamento de esgoto sanitário da Grande Vitória – para uso operacional na Unidade Tubarão, em Vitória.
Segundo o acordo, a expectativa é de que a futura Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), a ser construída na Serra, forneça pelo menos 50 litros por segundo à Vale. O objetivo é substituir parte do uso de água potável por água reciclada nas operações industriais da companhia. A previsão é que o sistema entre em operação em 2027.
“O investimento previsto é de aproximadamente R$ 250 milhões. Vamos ter a capacidade de utilizar quase metade do esgoto proveniente de Vitória para transformá-lo em água para uso industrial, reduzindo a pressão sobre os mananciais e contribuindo com a preservação da água para o consumo humano”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O fornecimento de água reciclada é considerado um avanço na gestão hídrica estadual. Para o presidente da Cesan, Munir Abud, a iniciativa contribui diretamente com a segurança hídrica. “A utilização de água de reúso para fins industriais preserva os mananciais para o abastecimento da população e reforça o compromisso do Espírito Santo com soluções ambientais inovadoras”, afirmou.
Já o CEO da GS INIMA Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, destacou o caráter pioneiro do projeto. “Nosso foco é oferecer soluções hídricas sustentáveis tanto para a população quanto para o setor produtivo. Estamos empenhados na implementação desta iniciativa inédita no Espírito Santo”, declarou.
O resultado da avaliação técnica, que inclui estudos de viabilidade e definição do modelo de negócio, deverá ser apresentado em até seis meses.
O ato foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do presidente da Cesan, Munir Abud; do diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero; e do CEO da GS INIMA Brasil, Paulo Roberto de Oliveira.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.