Atualizado em 30/04/2025 – 14:32
Um estudante do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) relatou ter encontrado um pedaço de pano em meio à comida servida no Restaurante Universitário (RU) do campus de Goiabeiras, na noite desta terça-feira (29). O caso foi divulgado por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do aluno.
De acordo com o estudante, que foi identificado como Olive, o objeto estava misturado ao purê de cará servido no jantar. “Peguei um pouco de purê de cará e achei que estava um pouco fibroso, mas pensava que era queijo. Quando fui ver, era literalmente um pano, desses de passar em cima da mesa. Isso só mostra mais uma vez que é um RU caro e sem qualidade”, disse em vídeo publicado nas redes sociais dele.
Após perceber o problema, o aluno relatou que procurou uma nutricionista do restaurante para relatar o ocorrido pessoalmente.
O Restaurante Universitário da Ufes tem sido alvo recorrente de reclamações quanto à qualidade dos alimentos servidos. Em 2022, foram registrados casos de larvas encontradas em marmitas fornecidas aos estudantes. Já em 2023, além de larvas, foram encontrados fragmentos de pedra nos pratos distribuídos.
Em nota oficial, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes se manifestou sobre o caso desta terça-feira e ainda relatou que outro aluno encontrou também uma porca sextavada de construção em meio à comida:
“O Diretório Central dos Estudantes recebeu, com espanto, relatos de objetos (a saber, um pedaço de pano e uma porca sextavada de construção) encontrados no meio da comida servida no R.U do campus Goiabeiras. Já entramos em contato junto aos setores responsáveis para pedir explicações sobre o ocorrido e cobrar maior cuidado no processo de preparo da alimentação.”
Ufes
A reportagem do VIXFeed entrou em contato com a Universidade Federal do Espírito Santo para solicitar um posicionamento sobre o caso.
Por nota, a Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes informou que o alimento foi descartado assim que a equipe de Nutrição soube do problema e que o caso está sendo investigado internamente. Confira o posicionamento na íntegra:
“A Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes informa que a equipe de nutrição responsável pelo jantar no RU de Goiabeiras recebeu reclamação de um usuário sobre a presença de um elemento estranho em seu prato. Diante disso, imediatamente o alimento foi descartado e foram iniciados os procedimentos de investigação para rastreamento e revisão dos procedimentos operacionais.
A DGR ressalta que todos os procedimentos relacionados à produção das refeições seguem rigorosamente as normas estabelecidas para serviços de alimentação coletiva. Além disso, o restaurante conta com videomonitoramento das áreas de preparação das refeições e equipe de supervisão constante e in loco.
Essas medidas têm como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos usuários do restaurante, assegurando não apenas uma alimentação balanceada e de qualidade, mas também a preservação da saúde de todos.”

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.