Uma das celebrações mais tradicionais da cultura capixaba, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, acontecerá no dia 28 de abril com cortejo, show e um grande encontro de bandas do Congo do Estado. A festa, promovida pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, acontece no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
A celebração começa com a concentração das bandas de congo na Bica do Luiz, em Roda D’Água e com a saída em cortejo à Nossa Senhora da Penha até o Campo do América. No local do evento acontece a missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, depois um show da banda capixaba Casaca e o encontro de todas as bandas de congo.
Estarão reunidas na festa as bandas de congo tradicionais de Cariacica: Banda de Congo São Benedito de Piranema, Banda de Congo Unidos de Boa Vista, Banda de Congo São Benedito de Boa Vista, Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu, Banda de Congo Santa Izabel, Banda de Congo Mestre Tagibe.
João Bananeira
João Bananeira é o personagem central do Congo de Máscaras. Com mais de 150 anos de história, a figura coberta por folhas de bananeira e de máscara do folclore capixaba sempre fez parte da tradição de Roda D’Água.
Essa região do município de Cariacica é território remanescente de quilombo, onde negros fugidos da Revolta de Queimados (1849) iniciaram a tradição do congo com seus cantos e tambores.
Segundo os relatos históricos contam que, durante a procissão, escravos africanos usavam máscaras para ocultar seus rostos e cobriam os braços com meias para participar do cortejo sem serem reconhecidos. Com o passar do tempo, essa prática se transformou e deu origem ao personagem emblemático.
Hoje, a lei de incentivo financeiro à cultura de Cariacica leva o nome de João Bananeira, mostrando a relevância do personagem para a história e cultura do Município. Também existe em Cariacica o “João Bananeira na Escola”, projeto fruto da parceria entre as secretarias de Educação (Seme) e de Cultura e Turismo de Cariacica (Semcult), criado em 2013 com o objetivo de preservar e ensinar às novas gerações a história desse personagem e das tradições do congo local.
Confira a programação completa do evento:
Data: 28 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água
07h – Saída das Bandas de Congo Tradicionais filiadas à Associação de Bandas de Congo de Cariacica – ABCC de suas Sedes;
07h30 – Início da concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D’Água;
09h40 – Saída em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo “Nossa Senhora da Penha” da bica do Luiz. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das bandas de congo tradicionais filiadas à ABCC;
10h30 – Missa congueira com Frei Evanir Matins da Paróquia do Bom Jesus e a comunidade Sagrada Família no Campo Principal em Roda D’Água;
12h30 – Apresentação Musical com a Banda “Casaca”;
14h – Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal, incluído as Bandas: Amores da Lua – Vitória e União Jovens de Manguinhos – Serra;
15h – Apresentação das Bandas participantes no palco;
17h30 – Apresentação no palco dos Mestres (a) das bandas de congo de Cariacica;
18h – Encerramento oficial com a “Ave Maria” acompanhada com tambores de congo e show pirotécnico.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.