Atualizado em 27/02/2025 – 13:39
Duas pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (27), durante a Operação Kelpie, da Polícia Federal no município de Vitória. A ação foi deflagrada a partir de investigações de que uma organização criminosa recebia drogas utilizando o sistema dos Correios e usava uma menor de idade para encobrir as ações.
Pelos elementos colhidos, constatou-se que a menor de idade era aliciada para atuar juntamente com a organização criminosa do bairro Grande Vitória, na capital, tanto no recebimento de drogas pelos Correios, como, também, para guardar armamentos e auxiliar na dissimulação de informações sobre homicídios cometidos pelo grupo criminoso.
Inclusive, um dos alvos da operação é suspeito de homicídio ocorrido no bairro Grande Vitória em 08/09/2024, além de uma tentativa de homicídio quíntupla, no mesmo bairro, em 21/02/2025. Outros elementos apontam, ainda, que esse mesmo investigado estava promovendo ofensivas violentas para retomar pontos de venda de drogas na região.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos celulares e entorpecentes.
A ação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pelas Polícias Militar (PMES), Civil (PCES), Penal (PPES), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Operação Kelpie
O nome da operação, “KELPIE”, faz referência a uma criatura da mitologia escocesa que atrai crianças para o mal, refletindo a estratégia da organização criminosa de utilizar menores na prática de crimes.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.