Atualizado em 23/02/2025 – 01:16
Nada menos do que 29 câmeras, quatro comentaristas, seis repórteres e mais outros 60 profissionais já estão a postos para levar, para todo o Brasil, o carnaval capixaba, na transmissão da TVE Espírito Santo. Neste sábado (22) será a vez da apresentação do Grupo Especial, que poderá ser vista nas TVs de Norte a Sul do País, graças à parceria com a TV Brasil. Além disso, é possível assistir aos desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo pelo canal 2.1, pela webtv e pelo YouTube.
Será o terceiro ano consecutivo em que o evento será transmitido em rede nacional: a emissora pública dos capixabas gera o sinal para a TV Brasil, que distribui o conteúdo para todas as 117 emissoras integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Dessa vez, o público irá desfrutar de uma experiência sonora diferenciada, com a mixagem exclusiva do som da pista da bateria.
Além dos repórteres e da apresentadora Luanna Esteves na “comissão de frente” da transmissão, a TVE vai contar com um time gabaritado de comentaristas. No sábado, as análises ficarão a cargo de Kátia Galvão e Bruna Medeiros, a Bruninha.
Kátia Galvão é profissional da Educação, mas também tem o samba como paixão. Pesquisadora, autora de enredos, foi diretora social, de harmonia e membro de comissão de carnaval. Também atuou como jurada em escolhas de samba-enredo em várias agremiações, tanto do Grupo Especial quanto do de Acesso. Já Bruna Medeiros é musicista do samba e do carnaval capixaba. Criou a Primeira Bateria Feminina do ES, Dandaras do Ritmo, e é coordenadora do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba e Mulheres Sambistas ES.
Rede nacional
A transmissão do Carnaval capixaba para todo o País coloca o Espírito Santo no circuito nacional da folia e permite que o Brasil inteiro tenha a oportunidade de apreciar a beleza das nossas escolas. Além disso, a iniciativa contribui para o fortalecimento das agremiações, das comunidades e dos demais fazedores de cultura.
O diretor-geral da Fundação Carmélia de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, informa que no ano passado a transmissão nacional do desfile levou a TV Brasil a figurar em segundo lugar na TV aberta na praça de Brasília, com as imagens chegando a mais de 1 milhão de pessoas em todo o País.
“A TVE Espírito Santo, assim como a TV Brasil, são emissoras públicas. Essa parceria na transmissão do Carnaval fortalece nosso compromisso com a democratização do acesso aos temas da cultura popular. Levando a festa do Sambão do Povo para todo o território nacional, nós oferecemos à população brasileira, de maneira gratuita e irrestrita, um conteúdo de qualidade e uma ótima alternativa de entretenimento. É esse o papel estratégico das TVs públicas, o que é de grande valia para o fortalecimento da nossa identidade”, observa Pontini.
Em 2025, a TVE Espírito Santo completa 42 anos de transmissão do Carnaval capixaba. Todos os anos, é a primeira emissora do País a entrar na avenida, já que o desfile das escolas de samba do Carnaval capixaba é realizado tradicionalmente uma semana antes do Carnaval dos outros estados.
Além disso, TVE foi a primeira emissora a transmitir a folia do Sambão, em 1983, sempre prestigiando essa história de resistência e valorizando as tradições culturais do Espírito Santo. Por isso, ficou conhecida como a primeira emissora a entrar na avenida.
Fique ligado na ordem dos desfiles:
Grupo Especial – sábado (22), a partir das 22h para todo o País
- Jucutuquara
- Chegou o que Faltava
- Unidos da Piedade
- Mocidade Unida da Glória
- Novo Império
- Independente de Boa vista
- Imperatriz do Forte

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.