Atualizado em 16/12/2024 – 14:56
Professores da rede municipal de Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, desenvolveram um material didático de Língua Pomerana para facilitar o seu ensino.
De acordo com a prefeitura, essa elaboração busca fortalecer, divulgar e valorizar a cultura pomerana, já que muitos moradores da cidade são descendentes de imigrantes da região da Pomerânia.
O material é composto por sequências didáticas destinadas à Educação Infantil, Alfabetização, além de turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. As atividades incluem histórias, músicas e práticas pedagógicas que promovem a integração cultural.
“Este trabalho é inédito em âmbito nacional e abre portas para a produção de outras coletâneas que irão contribuir ainda mais para a preservação e promoção da cultura pomerana”, afirmou a secretária municipal de Educação, Adenilde Stein Silva.
A entrega desse material é parte de um longo percurso iniciado em 2003, com a criação do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo). Desde 2010, o ensino da Língua Pomerana é obrigatório da Educação Infantil ao 5º ano em 15 escolas e comunidades onde o idioma predomina. Além disso, outras línguas, como o Italiano e o Alemão, são ofertadas em diferentes territórios, respeitando a diversidade linguística local.
Embora o material ainda precise passar por revisão, há a expectativa de que ele seja utilizado em 2025, dependendo da aprovação da nova administração municipal.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.