Atualizado em 29/01/2026 – 08:33
O produtor musical e beatmaker Marcelo Shimu, do Studio 3, convida artistas, produtores, estudantes e DJs para a “Oficina de Produção Musical – Hip Hop”, que será realizada nos meses de março e abril de 2026, na Casa Cultural 155, em Vila Velha. O curso teórico-prático é gratuito e foi idealizado para capacitar jovens e adultos interessados no universo da produção musical, com foco no estilo hip hop. As inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de fevereiro e poderão ser realizadas on-line por meio do link: https://forms.gle/Gmfn5GQ1WL8RGov9A
A oficina terá 12 encontros presenciais. As aulas acontecerão aos sábados e domingos, com duração de quatro horas cada. As vagas são limitadas a 20 participantes, divididos em duas turmas. A oficina tem como objetivo fornecer conhecimentos fundamentais e avançados em áudio, produção musical e técnicas de criação no hip hop, abordando desde conceitos de ancestralidade musical até práticas contemporâneas do mercado.
Os participantes contarão com aulas sobre: música ancestral e contemporânea; fundamentos do áudio (conceitos básicos); equalização no hip hop; compressão no hip hop; captação vocal; estruturação e compressão de beats; construção de obra autoral; e finalização.
O projeto também tem o objetivo de reforçar a acessibilidade e inclusão. Ao longo da atividade, os alunos serão desafiados a criar coletivamente uma música autoral inédita, com letra (rima) e ritmo (beat), desde a concepção até a masterização. Ao final do curso, a produção ganhará um videoclipe com legendas e tradução em Libras, como forma de divulgação e portfólio para a entrada desses alunos no mercado de trabalho.
“A produção musical no hip hop é uma forma de expressão que conecta a ancestralidade negra às tendências modernas. No entanto, muitos jovens artistas enfrentam barreiras para acessar ferramentas e conhecimentos técnicos de qualidade. A oficina busca romper essas barreiras, capacitando novos talentos para o mercado musical, que hoje é um dos setores mais lucrativos globalmente”, explica Marcelo Shimu.
A penúltima aula contará com rodas de conversa com o produtor musical Golias Engelhardt (Sonorus Produções), que falará sobre o mercado e a produção musical atual, e com a gestora de acessibilidade e tradutora-intérprete de Libras Cláudia Vieira, que abordará a importância de se produzir músicas sempre pensando na acessibilidade.
O encerramento do curso vai contar com a apresentação da música composta pelos alunos, já finalizada, e uma confraternização da turma.
O projeto foi contemplado por meio do Edital 02/2024 – Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Hip Hop no Espírito Santo, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Conheça Marcelo Shimu
O produtor musical canela-verde se destaca na direção e produção musical do Studio 3, selo da diversidade musical capixaba desde 2017. Shimu também é responsável pela produção de nomes de relevância na cena capixaba e nacional, como Fabriccio, Budah, Afronta, Cesar MC e, atualmente, Bruno Chico e Branu.
Há quase uma década, compartilha sua técnica musical com a juventude periférica por meio de oficinas e workshops, aplicando sua criatividade no desenvolvimento e na inovação LowCostLowTech, uma forma de valorizar o “faça você mesmo” e a criatividade acima da alta fidelidade sonora.
Anteriormente, promoveu a oficina “Introdução ao Áudio e Produção Musical Contemporânea”, no Mucane e na Casa da Escada (2018), e no projeto “Cultura em Toda Parte” (2022). Atuou ainda em projetos de cultura urbana como Pimp My Carroça e Origraffes, além de eventos afrocentrados como “Oferenda Sonora” e o projeto musical “PretAtiva”.
Em 2024, Marcelo Shimu teve atuação próxima aos Centros de Referência da Juventude (CRJ) do Território do Bem, em Vitória, e do Flexal, em Cariacica, com oficinas de produção musical. Também realizou a oficina “Introdução à Produção Musical”, por meio da Lei Paulo Gustavo, na cidade de Vila Velha (ES).
Ficha técnica
Marcelo Shimu (idealizador e ministrante) | Fabiola Mozine (coordenadora e produtora executiva) | Golias Engelhardt – Sonorus Produções (produtor musical convidado) | Cláudia Vieira (intérprete de Libras e convidada) | Henrique Lachesis (designer gráfico) | Taruira Negra Filmes (registro audiovisual e videomaker) | Orbe Comunicação (assessoria de imprensa)
Serviço
“Oficina de Produção Musical – Hip Hop”, com o produtor musical Marcelo Shimu
Período de inscrições: de 2 a 20 de fevereiro
Faça sua inscrição gratuitamente: https://forms.gle/Gmfn5GQ1WL8RGov9A
Local: Casa Cultural 155
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 155 – Centro – Vila Velha
Classificação etária: 16 anos

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





