Atualizado em 14/01/2026 – 07:03
A Casa Cousa está com inscrições abertas para a oficina “Sentir para ler”, que aborda a acessibilidade na literatura. A atividade será realizada neste sábado (17), das 10h às 12h, na sede da instituição, no Centro de Vitória, e será ministrada pela consultora de desenvolvimento, equidade e inclusão Fabiani Machado. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia em formulário on-line.
De acordo com Fabiani, a proposta da oficina é proporcionar uma experiência que aproxime pessoas sem deficiência sensorial do universo de pessoas com deficiência visual e auditiva. Em uma das etapas da atividade, será feita a leitura de um conto, enquanto os participantes terão acesso a objetos relacionados à narrativa, explorando texturas, cheiros e sons.
A oficina também propõe a discussão de práticas voltadas à acessibilidade e a capacitação de educadores e do público em geral para a exploração do livro como objeto artístico tátil e sonoro. Segundo o coordenador da Casa Cousa, Saulo Ribeiro, a instituição já acompanhou a realização da oficina em outros projetos desenvolvidos pela consultora em diferentes regiões do país.
A ação é realizada por meio do Edital nº 03/2025 – Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
Serviço:
Oficina ‘Sentir para ler’
Data: 17/01 (Sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Casa Cousa – R. Duque de Caxias, 121, Centro, Vitória
Inscrição AQUI

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





