Atualizado em 13/12/2024 – 10:05
Os editais para o concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foram disponibilizados nesta sexta-feira (13). Com o certame, serão preenchidas 1.000 vagas para professores e 290 vagas para agentes de suporte educacional. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 16 de dezembro até 23 horas e 59 minutos de 21 de janeiro de 2025.
Confira os editais:
A banca responsável pela aplicação da prova é a Fundação Carlos Chagas (FCC), que já havia sido definida em agosto deste ano. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- 940 vagas para Professor B com carga horária de 25 horas semanais nas especialidades: Arte, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia;
- 60 vagas para Professor P, na especialidade de Pedagogo com jornada de 25 horas semanais;
- 290 vagas de nível médio para o cargo de Agente de Suporte Educacional com 40 horas semanais.
Para os cargos de Professor P e de Professor B, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 e para o cargo de Agente de Suporte Educacional R$ 70,00.
A partir de 19 de dezembro de 2024 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (responsável pelo concurso) se os dados da inscrição efetuada foram recebidos e o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) pelo telefone 0800-819-9100, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h às 16 horas (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
Serão reservados aos candidatos com deficiência, negros e indígenas, que facultativamente autodeclarem tais condições no momento da inscrição, na forma das Leis Estaduais nº 12.009/2023 e 12.010/2023, com 10%, 20% e 5%, respectivamente, das vagas destinadas a cada cargo/disciplina.
Etapas
A seleção contará com fases de prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos (para professores B e P).
A prova objetiva de conhecimentos específicos deverá conter no mínimo 35 questões. Já para conhecimentos básicos, deverá conter pelo menos 25 questões e abordar temas gerais de Língua Portuguesa, uso de tecnologias na educação, informática básica, psicologia da aprendizagem e de conhecimentos pedagógicos.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Linhares, São Mateus, Serra e Vila Velha, conforme opção de Cidade de Prova indicada pelo candidato no Formulário de Inscrição via Internet, com previsão de aplicação no dia 16 de março de 2025.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.