Atualizado em 06/12/2025 – 07:58
Após três anos sem lançamentos, o cantor mineiro radicado em Vitória, Nobat, está de volta com o single “Antes de Kiev”. A faixa já está disponível nas plataformas de streaming e marca o início do projeto tridisciplinar “Movimento”, que dará origem à um álbum, livro e filme previstos para 2026 e 2027.
A canção “Antes de Kiev” foi composta por Nobat e o cineasta Tiago Tereza em 2022, em meio às notícias que anunciavam a invasão da Ucrânia pelas tropas russas. Na mesma época, o artista vivia o fim iminente de um relacionamento longo. Essa sobreposição de tensões, a geopolítica e a afetiva, deu origem ao conceito central da faixa.
“A tensão que antecede uma guerra, o silêncio que precede a primeira explosão, me lembrou a angústia que eu sentia na véspera do fim da minha relação afetiva. A véspera as vezes é mais tensa que o próprio fim”, conta Nobat.
No verso de abertura — “Antes de Kiev / que era aqui” —, Nobat aproxima o conflito internacional de sua própria intimidade, que dialoga com o efeito produzido pela canção “Haiti”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil (“O Haiti é aqui”). A música ainda cita o clássico “Um girassol da cor do seu cabelo”, de Lô Borges, em seu encerramento.
Produzida por Brandu, a faixa passou por três etapas de gravação entre 2023 e 2025: começou a ser gravada no estúdio casa12, em Belo Horizonte; ganhou corpo no sítio da família do artista em Brumadinho (MG); e foi finalizada em Vitória (ES), onde Nobat vive atualmente, com gravação vocal, mixagem e masterização feitas por Dan Abranches, no Estúdio Selva.REC.
O resultado é uma obra sonora marcada por contrastes e fusões: com violões e guitarras que se expandem para camadas eletrônicas, synths, beats e orquestração densa. A faixa combina o liricismo mineiro do Clube da Esquina, do pop atmosférico contemporâneo de artistas como The Weeknd e de texturas orquestrais de grande impacto.
Nobat
Nascido em Minas Gerais e atualmente radicado em Vitória, Nobat construiu uma obra de travessia entre linguagens em dez anos de carreira. Cantor, compositor e também produtor cultural, com colaborações em cinema, artes visuais e projetos musicais de diferentes vertentes, o artista já trabalhou com nomes como Elza Soares, BNegão, Marina Sena, Curumim, Giovanni Cidreira e Sérgio Pererê.
Com “Antes de Kiev”, o cantor abre as portas para “um universo narrativo maior” com o projeto “Movimento”. Nobat explica que o novo trabalho nasce de um período de transformações profundas em sua vida de — “ruptura, reinvenção e explosão criativa” — que transbordou da música para a escrita e o cinema.
“O disco, o livro e o filme são como três dimensões de uma mesma emoção. Cada um respira de um jeito, mas todos nascem do mesmo corpo”, explica o artista.
Serviço:
Single “Antes de Kiev”
Ouça aqui: https://onerpm.link/106128534520

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





