Atualizado em 14/11/2025 – 08:31
A Mostra de Cinema Negro Chico Prego divulgou as obras selecionadas para sua primeira edição, que será realizada entre os dias 4 e 6 de dezembro, na antiga Estação Ferroviária de Alegre, com exibições presenciais e on-line. O evento reúne 12 produções que evidenciam a pluralidade estética, geográfica e identitária do cinema negro contemporâneo.
Inédita no Estado, a Mostra presta homenagem a Chico Prego, líder da Insurreição do Queimado e símbolo da resistência negra capixaba. Segundo a organização, o evento tem como objetivos fortalecer a representatividade negra no audiovisual, democratizar o acesso ao cinema no interior e consolidar políticas afirmativas que impulsionem a economia criativa e a diversidade cultural no Espírito Santo.
A curadoria é assinada por Izah Candido, educador social, roteirista e diretor com passagens por festivais como Tiradentes, Rotterdam e Gramado, e por GG Fákọ̀làdé, pesquisadora, artista e sacerdotisa do culto tradicional yorubá, premiada nos festivais de Gramado, Brasília e Tiradentes. As obras selecionadas representam um panorama diverso da produção audiovisual negra brasileira.
Produções selecionadas
As produções selecionadas são:
- “Céu do Congo – Território em Diáspora”, de Thiago Souza (ES);
- “O Brilho da Herança”, de Deco Machado (SP);
- “Pupá”, de Osani Parde (RN);
- “Aláfia”, de Cecilia Fontenele (PB);
- “Pedagogias da Navalha: Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada”, de Colle Christine Avelar (RJ);
- “E Seu Corpo É Belo”, de Yuri Costa (RJ);
- “Deixa”, de Mariana Jaspe (RJ);
- “Ambivalência”, de Natacha Maria Oliveira (RJ);
- “Meu Pai e a Praia”, de Marcos Alexandre (BA);
- “Mar de Dentro”, de Lia Letícia (PE);
- “Acupe”, de Rafa Martins (BA);
- “Sertão 2138”, de Deuilton B. Junior (PE).
Entre as pessoas diretoras, há diversidade regional e de gênero: 73% das produções são do Nordeste e 27% do Sudeste; quatro mulheres cis, cinco homens cis e duas pessoas trans ou não-binárias. Mais da metade dos diretores se identifica como LGBTQIAPN+.
Cada realizador receberá uma bolsa-incentivo de R$ 500 para participação na programação. As sessões serão gratuitas, com acesso presencial e virtual.
Serviço
Mostra de Cinema Negro Chico Prego
Data: Entre os dias 04 e 06 de dezembro
Local: Na antiga Estação Ferroviária de Alegre
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





