O Cineclube Veias Abertas recebe, nesta quinta-feira (23), o cineasta Rodrigo Aragão, considerado o principal nome do cinema de terror brasileiro contemporâneo. No encontro, será exibido o longa “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020) e, em seguida, o público poderá participar de uma roda de conversa com o diretor. A sessão acontece às 19h, na sede do Grupo Árvore, no Centro de Vitória, com entrada gratuita.
Considerado a maior produção cinematográfica já realizada no Espírito Santo, “O Cemitério das Almas Perdidas” combina horror, misticismo e história, narrando a trajetória de um jesuíta e seus seguidores, que, corrompidos pelo poder do livro negro de Cipriano, iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.
O diretor convidado, Rodrigo Aragão, iniciou sua trajetória audiovisual com 17 anos, trabalhando como maquiador de efeitos especiais. Fundador da Fábulas Negras Produções, o capixaba já dirigiu obras cultuadas como Mangue Negro (2008), A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013), As Fábulas Negras (2015), A Mata Negra (2018) e O Cemitério das Almas Perdidas (2020). Sua filmografia, marcada pelo uso de efeitos práticos e pelo resgate da cultura popular brasileira, soma mais de 50 produções entre curtas e longas, exibidas em festivais no Brasil e no exterior.
Cineclube Veias Abertas
A exibição faz parte da 4ª edição do Cineclube Veias Abertas, iniciativa do Grupo Árvore que desde 2024 promove encontros voltados ao cinema latino-americano e independente, com obras de realizadores que dialogam com temas sociais e estéticos fora do circuito comercial.
A sessão com Aragão marca a penúltima exibição do projeto neste ano, que encerra sua programação em dezembro. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (2023), por meio do Edital de Apoio à Programação Continuada de Espaços Culturais.
Serviço:
Cineclube Veias Abertas com Rodrigo Aragão
Data: 23 de outubro, quinta-feira
Horário: 19h
Entrada gratuita: sujeita à lotação do espaço

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.