A sustentabilidade dos espaços culturais independentes será o tema discutido no Encontro de Gestores Culturais, promovido pela Má Companhia, espaço localizado no Centro de Vitória. A atividade gratuita acontece nesta segunda-feira (6), às 19h, e reunirá trabalhadores da cultura e representantes do poder público para debater a necessidade de políticas de fomento voltadas para essas iniciativas que ultrapassem o modelo atual de editais.
A mesa de debate contará com a presença do gestor de projetos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), Duílio Kuster; da coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo, Nieve Matos; da deputada estadual Iriny Lopes (PT); dos vereadores de Vitória Ana Paula Rocha (Psol) e Jocelino (PT); do coordenador do Instituto Tambor de Raiz, em Conceição da Barra, Didito Camilo; e da produtora cultural do Espaço Thelema, Ruth Rangel.
O bate-papo será mediado por Thalia Peçanha e Érica Vilhena, coordenadoras da Má Companhia. Segundo Thalia, a proposta é tanto apresentar as demandas dos trabalhadores da cultura sobre a sustentabilidade desses espaços, quanto ouvir os representantes do poder público sobre o que está sendo pensado para atender essa necessidade, como iniciativas em andamento ou propostas a serem elaboradas.
Embora reconheça os avanços obtidos com os editais de manutenção, que permitem que centros culturais independentes realizem diversas atividades, Thalia ressalta que o setor precisa de outras alternativas de fomento. Já Érica destaca que, no período pós-pandemia, houve mudanças significativas na relação do público com o consumo cultural, o que exige novos formatos de diálogo e reconstrução de vínculos.
“Assim, essa proposta da Má Companhia tem o objetivo mobilizar forças que atuam no centro de Vitória para que juntos possamos pensar e planejar estratégias que ampliem as possibilidades de existir, e existir promovendo um fluxo de produção e difusão de arte e cultura que é antes de mais nada um dever do Estado em prover a seu povo. Gerar uma mobilização entre poderes públicos e privados, artistas, agentes culturais, enfim, para fortalecer o circuito cultural que é diariamente visitado pelo capixaba e turistas”, explica Érica.
Serviço:
Encontro de Gestores Culturais
Local: Má Companhia
Endereço: Rua Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória
Horário: 19h
Atividade gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.