Atualizado em 01/10/2025 – 10:34
Nesta sexta-feira (3), às 18 horas, acontece a 16ª edição do Som na Sexta com uma apresentação especial da Camerata Porto Vix, quarteto composto por violino, violão, violoncelo e viola. O evento acontece na sede do Instituto Merlin Azul, em Jardim da Penha, em Vitória, com entrada gratuita.
Parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes, o Som na Sexta promove encontros musicais e bate-papo do público com o intérprete convidado sobre as peças e os compositores apresentados. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa e curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.
Para a esta edição, a Camerata Porto Vix preparou para o repertório da noite um conjunto de peças compostas por Julius Eichberg (1824-1893), Antônio Vivaldi (1678-1741) e Niccolò Paganini (1782-1840).
Composta por Elton Reis Mancuzo (violino), Belquior Guerrero (violão), Rafael Nunes (viola) e Felipe De Luna (violoncelo), a camerata teve início em 2024, com a proposta de interpretar obras escritas para esta formação singular de cordas dedilhadas e friccionadas. O objetivo é destacar a riqueza tímbrica e expressiva desta formação e contribuir para a difusão de obras pouco presentes no contexto da música de câmara.
Camerata Porto Vix
Belquior Guerrero (violão)
Doutor e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade e, desde então, tem atuado como solista, camerista e regente em diversos festivais e ciclos de concertos no Brasil e em Portugal. Recebeu o Prêmio de Mérito Acadêmico da Universidade de Aveiro, além de bolsa da CAPES para o doutorado. Atualmente, é Professor de Violão Erudito da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Regente da Orquestra Experimental do Curso de Formação Musical da FAMES.
Elton Reis Mancuzo (violino)
Graduado em Violino pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), com licenciatura em Música e pós-graduação em Educação Musical. Participou de festivais e masterclasses com professores renomados e atuou por doze anos na Camerata SESI, onde também foi chefe de naipe e professor do projeto “Música Clássica nas Escolas”. Apresentou-se como solista em diferentes formações orquestrais e mantém intensa atividade como camerista. Atualmente, é violinista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, spalla da Camerata Porto Vix e diretor do Centro Musical ERM.
Felipe De Luna (violoncelo)
Violoncelista formado pela Faculdade Santa Marcelina São Paulo, realizou turnês nos Estados Unidos, Argentina, Itália e Alemanha. Apresentou-se com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo em projetos no Brasil e no exterior, sob regência de maestros como Vladimir Ashkenazy e Cláudio Cruz. Atuou em festivais de música de câmara e em grupos como o Quarteto Camburi, além de participar de produções artísticas no Brasil e na Europa. Atualmente, integra o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Rafael Nunes (viola)
Graduado em Música pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), foi integrante da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Atuou como professor no Instituto Brasileiro de Música e Educação e no projeto Sinta o Som, conciliando prática pedagógica e performance. Atualmente, é violista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e membro da Camerata Porto Vix, com atuação voltada à música de câmara e ao repertório orquestral.
Serviço:
Som na Sexta – Instituto Merlin Azul
Quando: 03/10/2025
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)
Entrada gratuita.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.