Atualizado em 26/08/2025 – 09:49
As inscrições para participar da 4ª edição do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas estão nas últimas semanas. Interessados têm até o dia 15 de setembro para enviar seus materiais pelo site oficial: www.curtavitoriaaminas.com.br. Os autores selecionados para a próxima etapa selecionados se juntarão a profissionais do cinema e da televisão durante uma imersão de 15 dias onde aprenderão a transformar as histórias em filme.
O concurso é realizado pelo Instituto Marlin Azul e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos residentes nas seguintes cidades capixabas, que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas: Santa Leopoldina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu. O objetivo é possibilitar aos moradores dessas cidades a oportunidade de contar histórias e registrar as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades em filme, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.
As inscrições podem ser realizadas on-line, no site do projeto, onde o participante deve também anexar a história e cópias dos seus documentos (CPF, RG e comprovante de residência). Também é possível se inscrever enviando os itens solicitados para o endereço disponível no final da matéria.
Cada participante pode inscrever quantos textos quiser e cada história deve ter até cinco páginas, mas apenas uma história por autor poderá ser selecionada. O tema é livre: pode ser romance, comédia, aventura, drama, lenda, memória familiar ou até mesmo um suspense inventado. Não é necessário ter experiência anterior com audiovisual. Autores que já foram escolhidos em edições passadas do projeto também não poderão participar.
Ao todo, serão escolhidas sete histórias, com base em critérios como originalidade e interesse gerado pelo tema. Seus autores passarão por uma imersão de 15 dias em oficinas de cinema, aprendendo sobre roteiro, direção, fotografia, som, edição, arte e produção. Depois, voltarão às cidades de origem para organizar a pré-produção das gravações dos filmes, envolvendo a comunidade.
Durante as gravações dos curtas, os autores terão o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som, e a orientação e participação de uma equipe de profissionais audiovisuais. Moradores também serão envolvidos em funções técnicas, artísticas e de apoio. Também será disponibilizada uma equipe de editores e finalizadores de imagem e som para a etapa da montagem.
No final do processo, os curtas serão exibidos em uma telona montada em ruas e praças das cidades durante sessões abertas e gratuitas para as comunidades. Depois, as obras ainda serão inscritas em mostras e festivais de cinema e, ao final deste processo, serão publicadas no site do projeto (curtavitoriaaminas.com.br).
Serviço:
Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas
Prazo de inscrição: até 15 de setembro de 2025
Inscrições online: www.curtavitoriaaminas.com.br
Inscrições por Correios:
Projeto Curta Vitória a Minas IV – Instituto Marlin Azul
Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570 – Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720
Quem pode participar: maiores de 18 anos, moradores de 26 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas
Formato das histórias: até 5 páginas (tema livre, ficcional ou real). Cada autor pode enviar várias histórias, mas apenas uma poderá ser selecionada.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.