Nos dias 23 e 24 de agosto, o Projeto Patrimônio Vivo promove o encontro de 20 manifestações culturais do Espírito Santo pesquisadas e registradas ao longo do último ano. O evento, que acontece Praça João Clímaco, ao lado do Palácio Anchieta, a partir das 9h, é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com o Instituto Raízes.
A programação gratuita inclui apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas e intercâmbio entre mestres de cada tradição. Participam grupos de 10 pessoas, cada um representando uma expressão cultural, buscando diversidade e amplitude na troca de conhecimento. O propósito é de que o público possa aprender e vivenciar essas tradições culturais, sejam elas danças, tradições religiosas, festas populares ou outro tipo de manifestação.
“O Patrimônio Vivo é mais que um evento. É um espaço de encontro, troca e aprendizado, em que mestres e mestras da cultura popular podem se reconhecer uns nos outros e fortalecer suas práticas. Ao reunir diferentes manifestações, mostramos que a cultura é viva, dinâmica e essencial para nossa identidade”, destaca Victor Faria, presidente do Instituto Raízes.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Raízes, o projeto recebeu, via chamamento público, um investimento de R$ 700 mil por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo (LPG), com o objetivo valorizar e fortalecer a cultura popular tradicional. Como parte de seu trabalho, o projeto desenvolveu registros fotográficos, audiovisuais e inventários, e um calendário que respeita o tempo e o território de cada festividade, se tornando um importante acervo da memória cultural capixaba.
Serviço:
Projeto Patrimônio Vivo – Encontro de manifestações culturais capixabas
Quando: 23 e 24 de agosto
Horário: a partir das 9 horas
Onde: Praça João Clímaco, Centro de Vitória (ao lado do Palácio Anchieta)
Entrada: Gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.