Atualizado em 14/08/2025 – 14:17
O Cineteatro das Artes, no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha, será palco, ao longo dos meses de agosto e setembro, do Festival de Ópera Capixaba (FOCA 2025). Promovido pelo Coletivo das Artes, o evento reúne apresentações, montagens originais, óperas comentadas e atividades formativas com artistas capixabas, nacionais e internacionais, em uma grande celebração da cultura da ópera no Espírito Santo.
A programação teve início nesta segunda-feira (11), quando começou a masterclass com a soprano Adriane Queiroz, integrante do elenco fixo da Staatsoper de Berlim e uma das mais renomadas cantoras líricas brasileiras no cenário internacional. A formação se encerra nesta sexta-feira (15), após cinco dias de imersão artística, proporcionando que os participantes aprendam técnicas vocais, vocal, interpretação, presença cênica, expressão artística e construção de personagem.
O público poderá conferir o resultado deste trabalho no concerto Gala Lírica, que acontece também nesta sexta-feira 15), às 19h30, no Cineteatro das Artes. Lá, participantes da masterclass interpretarão várias óperas, mostrando o progresso conquistado durante a semana.
As atividades continuam no final de semana com a apresentação da ópera “Serafim e o lugar onde não se morre”, com sessões no sábado (16), às 19 horas, e no domingo (17), às 11 horas. Com autoria do compositor e maestro Guilherme Bernstein, e direção cênica de Licio Bruno, a obra traz inspirações de uma fábula japonesa para o cenário do sertão nordestino.
A trama acompanha Serafim, um rapaz que, após perder tragicamente seu melhor amigo, parte em busca do mítico “Lugar Onde Não se Morre”. Com duração aproximada de 1h20, é cantada em português e acessível a todas as idades, reunindo um elenco majoritariamente capixaba.
Depois, no próximo dia 21 de agosto, às 18 horas, o festival recebe a ópera comentada “O Caixeiro da Taverna”, de G. Bernstein, comentada por Licio Bruno. Na ocasião, o público conhecerá a obra de forma mais profunda e interativa, explorando elementos como estilo, estética e contexto histórico.
Em 27 de agosto, o Cineteatro das Artes recebe outra ópera comentada: “Tosca”, de Puccini, comentada por Marcos Menescal, que se aprofunda no enredo, nas escolhas musicais e o impacto dramático criado pelo autor. Com datas a serem definidas, em setembro o festival recebe apresentações das óperas “O Reino de Duas Cabeças” e “A Galinha Lírica”, ambas montagens acessíveis para todas as idades e cheias de humor.
Confira a programação:
FOCA 2025 – Festival de Ópera Capixaba
Local: Cineteatro das Artes, no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha
Gala Lírica – encerramento da Masterclass
Data: 15 de agosto
Horário: 19h30
Ópera “Serafim e o lugar onde não se morre”
Sessões:
16 de agosto, às 19 horas
17 de agosto, às 11 horas
Ópera Comentada – O Caixeiro da Taverna (G. Bernstein)
Data: 21 de agosto
Horário: 18 horas
Ópera Comentada – Tosca (Puccini)
Data: 27 de agosto
Horário: 18 horas
Óperas “O Reino de Duas Cabeças” e “A Galinha Lírica”
Com datas a serem definidas

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.