Atualizado em 14/08/2025 – 06:03
O Instituto França, em parceria com o VIXFeed, divulgou novos números sobre a corrida eleitoral para o Governo do Espírito Santo em 2026. O levantamento testou três cenários diferentes e, em todos eles, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, aparece na liderança.
No primeiro cenário, Pazolini (Republicanos) disputa com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido). No segundo, o adversário adicional é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e no terceiro, o nome incluído é o do deputado federal Da Vitória (Progressistas).
A pesquisa foi realizada pelo Instituto França em diversas cidades do Espírito Santo, com mais de 1200 eleitores entrevistados entre os dias 29 de julho e 4 de agosto de 2025. O levantamento considerou cotas de sexo, faixa etária, escolaridade e região, garantindo representatividade do eleitorado capixaba.
_
Cenário 1
No primeiro cenário, Pazolini soma 26,21% das intenções de voto, seguido por Ricardo Ferraço (17,79%) e Arnaldinho Borgo (13,79%). Votos brancos e nulos representam 20,14%, enquanto os indecisos chegam a 22,07%.
_
Quando o nome do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, é incluído, Pazolini mantém a dianteira com 26,90%, Ferraço aparece com 18,62% e Euclério registra 8,97%. Os eleitores que optaram por branco ou nulo chegam a 26,21%, e os indecisos a 19,30%.
_
No terceiro cenário, que inclui o deputado federal Da Vitória, Pazolini amplia ligeiramente sua vantagem e atinge 28,97%. Ferraço tem 16,55% e Da Vitória 5,52%. O percentual de brancos/nulos é o mais alto entre os cenários, com 30,34%, enquanto indecisos somam 18,62%.
_
_
Alto interesse do eleitorado
_
A pesquisa também mediu o interesse do eleitorado capixaba nas eleições e na política do estado. Os resultados indicam um cenário de forte engajamento: 59,31% afirmam ter “muito interesse”, 22,07% “médio interesse” e 16,55% “nenhum interesse”. Apenas 2,07% não souberam ou não responderam.
_
_
Um novo projeto do VIXFeed
O VIXFeed inicia hoje uma série de pesquisas eleitorais exclusivas, que além dos cenários entre os postulantes das disputas eleitorais, também abrangerá outros assuntos de interesse da sociedade e temas que estejam em evidência.
Com o nosso perfil, entregaremos um formato diferente e inovador nas abordagens. Quem desejar receber as pesquisas em primeira mão e com dados exclusivos poderá acessar um canal especial que será divulgado em breve. Como este é um projeto iniciante, vamos aprimorá-lo continuamente para que fique cada vez mais alinhado ao que nossos leitores buscam.
Nesta primeira rodada, além da disputa ao Governo, também levantamos temas como a aceitação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a tributação para rendas acima de R$ 100 mil mensais. Esses dados serão apresentados em breve, como parte do conteúdo especial que o VIXFeed está preparando para entender o posicionamento do eleitorado capixaba em pautas econômicas e sociais relevantes.
Sobre o Instituto França
O Instituto França atua no mercado de Pesquisa de Opinião Pública desde 2016, sob a direção de Willian França, engenheiro de produção com 15 anos de experiência na área e também professor universitário na disciplina de Estatística. Desde sua fundação, a empresa se destaca pela competência, acertos nos resultados e pela postura ética, colocando a seriedade acima de interesses pessoais e financeiros.
Com capacidade de operação em todos os estados do Brasil, o Instituto França investiu em tecnologia e montou a Central França de Monitoramento, um contact center que possibilita pesquisas presenciais e por telefone. Em 2022, realizou levantamento nacional para a eleição presidencial, sendo reconhecido como uma das empresas mais assertivas do país – com diferença média de apenas 0,8 ponto percentual em relação ao resultado final das urnas.
Próximas publicações
Nos próximos dias, o VIXFeed divulgará também as intenções de voto para o Senado e para a Presidência, além de dados sobre outros comportamentos e opiniões do eleitorado capixaba.
Metodologia: A pesquisa foi realizada com mais de 1200 entrevistas em todo o Espírito Santo, entre 29 de julho e 4 de agosto de 2025. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.