Atualizado em 14/08/2025 – 07:36
O fortalecimento da vitivinicultura no Espírito Santo será um dos temas em evidência na programação da RuralturES 2025, feira de turismo rural que acontece nesta semana no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. Na sexta-feira (15), o evento sediará o Seminário Capixaba de Uvas de Inverno para Produção de Vinhos Finos, com foco no desenvolvimento da produção de uvas e vinhos no Estado.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES).
O seminário reunirá produtores rurais, técnicos, pesquisadores e representantes do setor para discutir a viticultura capixaba, apresentar experiências de produtores, além de abordar tecnologias aplicadas à produção de uvas de inverno e as perspectivas para o enoturismo no Estado.
Um dos destaques da programação será a apresentação do estudo “Delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para vinhos finos”, elaborado pelo Incaper com base no protocolo da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). O levantamento é inédito no Espírito Santo e propõe identificar os territórios com condições adequadas para o cultivo das variedades utilizadas na produção de vinhos finos.
Além das palestras e debates, os participantes inscritos poderão realizar uma visita técnica a uma propriedade da região, com o objetivo de conhecer práticas de manejo e os processos produtivos relacionados à viticultura de uvas de inverno.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (13) pelo link: https://forms.gle/xMW4kYyyX2mqQdm96.
Programação do seminário:
Dia 15/08/2025 (sexta-feira)
14h às 14h20 – A cultura da uva no estado do Espírito Santo
Fabricio Zanzarini – Assessor Técnico da Seag
14h20 às 15h30:
Painel Produção de uva de inverno para vinhos finos
Moderador: Pedro de Faria Burnier
Depoimento de vitivinicultores
- José Procópio Stella – Assossiado Anprovin
- Gustavo Vervloet – Quintados Manacás – Venda Nova do Imigrante – ES
- Rodolfo Carraretti – Cantina Carraretti – Aracê/Domingos Martins – ES
- Eliton Stange – Cantina Matiello – Santa Teresa – ES
15h30 às 16h – Intervalo
16h às 16h20 – Delimitação das áreas aptas à produção de uvas de inverno para a produção de vinho finos – Protocolo da Anprovin
Samuel Coura, Pesquisador do Incaper
16h20 às 17h
Produção de uva de inverno no ES para vinho fino
Vinícius Corbellini – Vinícola Tabocas
Cassio Faria Venturini – Extensionista Rural – Incaper
17h às 17h30 – O Sebrae/ES no Enoturismo

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.